Finning cada vez mais verde

By Gabriel Lira25 March 2021

Finning, um dos principais distribuidores da Caterpillar, está realizando uma iniciativa sustentável no norte do Chile que vale a pena imitar. É um projeto que está em operação há quase dois anos e busca otimizar as frotas de pás, furadeiras, carregadeiras e caminhões de forma a economizar tempo e dinheiro.

A empresa conseguiu reduzir pela metade a geração de resíduos mecânicos, ajudando na eficiência e na produtividade, especificamente na região de Atacama. A otimização tem-se centrado na área de manutenção, alargando os intervalos de intervenção aos equipamentos, reduzindo as paragens, fazendo-os trabalhar mais.

Essa mesma otimização desafiou os especialistas a fazer algumas modificações em sua cadeia de suprimentos. O tipo de óleo utilizado nas diferentes máquinas foi alterado, reduzindo em 49% o trabalho de remoção dos resíduos produzidos pelas mudanças de óleo mais frequentes; prolongando simultaneamente a vida útil de certos componentes, como filtros de lubrificante, pelo dobro do tempo.

Com tudo isso, o desperdício associado à manutenção dos diferentes equipamentos foi substancialmente reduzido. Houve 56% menos filtros, óleos, mangueiras, trapos, braçadeiras, itens de EPI contaminados, entre outros, durante 2020 em comparação com 2019.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
Eletrificação das máquinas de acesso está superando o ímpeto regulatório
Impulso em direção às máquinas de construção elétrica começou com a regulamentação governamental
Dados que impulsionam as máquinas
Como os fluxos de dados de monitoramento podem reduzir custos e emissões de carbono e talvez um dia permitir que as máquinas funcionem por conta própria
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL