Finalmente, sinais positivos no Brasil

By Fausto Oliveira05 July 2016

insumos 2

insumos 2

O mercado brasileiro começa a dar sinais positivos após quase dois anos de queda livre. Ao menos no setor de materiais e insumos de construção, parece que o fundo poço da crise já foi atingido, e agora pode ser que uma recuperação esteja em curso, ainda que tímida.

De acordo com as pesquisas periódicas de duas importantes associações do segmento, a Abramat e a Anamaco, o sinal é finalmente positivo.

A Anamaco é a associação de empresas que comercializam os materiais e insumos de construção no varejo. Seus associados relatam um crescimento nas vendas de junho de 5% em relação ao mês de maio. Mas talvez ainda mais importante é que na comparação com o mesmo mês do ano passado, o nível de vendas ficou estável. Isso pode indicar uma recuperação das vendas.

Por sua vez, a Abramat, que representa os fabricantes de materiais e insumos, também divulgou sua última pesquisa com empresários, e o resultado é relativamente animador.

De acordo com a Abramat, 54% dos empresários pesquisados em junho afirmaram que pretendem realizar investimentos ao longo dos próximos 12 meses. Este foi o maior número para esta pesquisa desde junho do ano passado. Em seu pior momento, a porcentagem de empresários dispostos a investir chegou a bater em 35%, em dezembro de 2015.

Entre abril e maio deste ano, a intenção de investimento já havia subido de 39% a 50%, e agora registra 54%, rompendo a barreira dos 50% pela primeira vez em um ano. Não obstante, as vendas do setor ainda não registraram melhora, o que pelos dados da Anamaco pode se reverter em uma próxima pesquisa.

Os sinais de uma melhor gestão macroeconômica do governo federal, uma possível redução dos juros no final do ano e as consequências que isso traria em forma de aumento de crédito podem estar animando o setor, que foi duramente afetado nos últimos anos.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Por que é essencial digitalizar o setor da construção mexicana?
Coluna de Luis Herrera, chefe de vendas para a América Latina e Espanha, Procore
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL