FIIC afirma que América Latina precisa de mais PPPs

By Fausto Oliveira22 May 2017

127484 fiic

A Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC) realiza no Brasil sua 76ª reunião de Conselho Diretivo. Em Brasília, sua Comissão de Infraestrutura abriu o debate sobre o sistema de parcerias público-privadas para investimento em grandes obras. O diagnóstico da federação é de que na América Latina ainda se investe menos do que o necessário em infraestrutura através da modalidade.

“Nosso objetivo é trocar experiências, trocar informações sobre desafios, casos de sucesso e os que não deram certo também. Assim, podemos garantir uma concorrência justa”, disse o coordenador da comissão, Fernando Lago. Houve citações aos casos de Honduras e Costa Rica, que mesmo colocando uma carteira interessante de PPPs no mercado, colocam restrições, por exemplo, ao exigir que a empresa tenha cinco anos no mínimo de experiência na construção. Com isso, segundo os executivos, arrisca-se favorecer empresas estrangeiras em lugar das nacionais.

Para José Carlos Martins (foto), presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor deve buscar mais convênios e associações com os bancos multilaterais para elevar o nível de atividade e melhorar o acesso aos recursos. Além disso, o presidente da CBIC alertou para a necessidade de maior participação de empresas médias e pequenas no ambiente de negócios das PPPs. 

 

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 principais
Um crescimento substancial nunca antes visto foi notado pelas principais empresas de construção da América Latina
Os 200 principais
Lista exclusiva da International Construction dos 200 maiores empreiteiros do mundo por vendas revela que a indústria parece ter colocado o impacto da pandemia no passado
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL