FH é o caminhão mais vendido do Brasil

Volvo liderou a classe acima de 16 toneladas.

A Volvo fechou 2022 com uma posição de grande destaque no mercado brasileiro de caminhões.

A marca manteve a liderança no segmento de pesados, com 18.747 unidades emplacadas e 29% de market share. O modelo Volvo FH 540cv foi novamente o caminhão mais vendido do País, entre todas as categorias, com 8.317 veículos, segundo levantamento da Fenabrave, entidade que congrega as concessionárias das diversas marcas. Outro destaque foi o semipesado Volvo VM 270, que pela primeira vez ficou no topo dos licenciamentos em sua categoria.

Foto: Volvo

Somando todos os caminhões entregues, a Volvo liderou a classe acima de 16 toneladas, que reúne veículos pesados e semipesados. Foram emplacadas 24.093 unidades, o que representa 24,6% de participação. “Este é um feito inédito para a Volvo. Pela primeira vez somos líderes na soma dos segmentos em que atuamos. Isso mostra nossa consistência em pesados e também nosso crescimento contínuo em semipesados”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo. A marca emplacou 5.346 caminhões semipesados no ano passado, 39% a mais que no exercício anterior, e conquistou inéditos 16,3% de market share nesse segmento.

Volvo FH 540

É a quarta vez consecutiva que o pesado Volvo FH 540 lidera os emplacamentos totais de caminhões no País, com volumes acima até mesmo de modelos leves e médios. 

Volvo VM 270

O modelo semipesado da Volvo teve excelente desempenho em vendas e pela primeira vez liderou os emplacamentos em sua categoria, com 4.732 unidades licenciadas. 

Nova geração

A recém-lançada linha Volvo Euro 6 que começa a ser produzida agora em janeiro, chega com muito mais tecnologia e com um consumo ainda menor. A nova geração está de 8 a 10% mais econômica, dependendo do modelo do caminhão.

O novo motor da linha F foi projetado com uma especificação mais evoluída e um sistema mais eficiente de pós-tratamento de gases. O turbo compressor é ainda mais silencioso e eficiente, gerando torque máximo e rotações menores. O VEB+ (Volvo Engine Brake Plus), o consagrado e potente freio motor da Volvo, vem de série para todos os motores da linha F. Na linha VM o motor é totalmente novo, com potências maiores e fabricado pela própria Volvo. Os novos caminhões estão equipados com a caixa I-Shift de 7ª geração, com aprimoramentos que tornaram as trocas de marcha 30% mais rápidas.

Mais segurança

A Volvo reforçou ainda mais a segurança da nova linha. A lista de itens de segurança de série do FH Euro 6 é maior: freios eletrônicos EBS, piloto automático adaptativo, sistema de frenagem de emergência, ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), piloto automático de descida, freio motor VEB+, luzes de freio de emergência, espelhos auxiliares, controle de tração, bloqueio automático do diferencial, auxílio de partida em rampa, freio de estacionamento com ativação/desativação automática, cabines com célula de sobrevivência, para-choque frontal anti-intrusão, teto solar com saída de emergência, pré-tensionador do cinto de segurança e freios ABS.

A linha 2023 dos caminhões Volvo FH, FM e FMX é equipada com o I-See pré-mapeado, tecnologia que utiliza a conectividade para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática, melhorando o desempenho e poupando combustível desde a primeira viagem.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL