Ferreyros, três histórias de amor feminino por máquinas pesadas

O talento feminino na Ferreyros, líder em maquinaria pesada, tem crescido continuamente. A empresa aumentou em 80% seu time de mulheres nos últimos três anos

No âmbito do Dia da Mulher, a empresa líder em máquinas, Ferreyros, reafirma uma convicção fundamental na sua história centenária: a participação das mulheres na empresa é uma peça essencial para o seu sucesso. A empresa, comprometida em promover a presença feminina no setor, aumentou em 80% seu time de mulheres em todo o país nos últimos três anos. Mais de 700 mulheres agora fazem parte da Ferreyros e de seu propósito de criar desenvolvimento no Peru: aqui estão algumas de suas histórias.

“Todos os mecânicos que conheço colocam coração no que fazem”

Ana Meléndez Meléndez, supervisora ​​do Workshop de Pré-Entrega Ferreyros. (Foto: Ferreyros)

Com mais de uma década de experiência na Ferreyros, Ana Meléndez lidera uma equipe de 18 técnicos de manutenção de equipamentos pesados. Seu trabalho é fundamental: gerenciar a preparação das entregas de novas máquinas Caterpillar para envio aos clientes em todo o Peru.

As máquinas Caterpillar passam pelo olhar atento de Ana e pelo apoio de sua equipe, incluindo tarefas de inspeção, padronização e customização - atendendo às necessidades de cada cliente -, testes operacionais e configurações de fábrica.

“Minha filha coloca o capacete e diz que vai trabalhar comigo. Ela sabe distinguir todas as máquinas Caterpillar, como escavadeiras, carregadeiras... Minha profissão de mecânica me permite construir um legado para ela, e ao mesmo tempo sinto a responsabilidade de ser uma referência positiva para as futuras gerações de meninas que estão ingressando no setor”, destaca. Ana.

Ana estudou Mecânica de Máquinas Pesadas. Em seus doze anos na Ferreyros, trabalhou em monitoramento de condições; vendas de peças de reposição e serviços; coordenação de programas de formação externa; e instrução em desenvolvimento técnico, especializando-se a cada etapa com novos estudos, antes de chegar ao cargo atual.

“Me apaixonei pela Mecânica: isso me move, sou apaixonado pelo que faço. Todos os mecânicos que conheço colocam entusiasmo no que fazem; Não conheço ninguém que não tenha paixão. São todos feitos da mesma madeira, gostam muito do que fazem e se sentem muito empoderados”, afirma.

O que Ana diz às mulheres atraídas por máquinas pesadas? “Não tenha medo de fazer parte desta indústria única. A Ferreyros valoriza muito o papel que desempenhamos, a participação das mulheres é marcante, os clientes internos e externos confiam muito em nós. Temos a oportunidade de continuar crescendo e aprendendo”, enfatiza.

“Na Ferreyros estamos de portas abertas ao talento feminino”

Maj Lis Parra Effio, gerente regional do Centro Ferreyros. (Foto: Ferreyros)

Até o ano passado, Maj Lis trabalhava no Centro de Distribuição de Peças de Reposição (CDR), responsável pelos armazéns de peças de reposição e componentes. Esta grande localização, que recentemente virou notícia pela robotização de 100% das suas pequenas peças de reposição, também apresenta uma conquista muito especial: duplicou a presença feminina nos últimos três anos. Da mesma forma, outras áreas logísticas que abastecem oficinas importantes têm apresentado esse crescimento.

“É uma alegria ver as mulheres em ação na Ferreyros, tanto nas áreas de logística como em muitas outras que fazem parte da nossa principal proposta de valor em todo o Peru”, afirma. Hoje, Maj Lis é responsável pelas filiais da Ferreyros na região centro do país e continua convencida da importância da complementação e integração de talentos femininos e masculinos no negócio.

“Nesta indústria de maquinaria pesada, o trabalho enche-te de satisfação, desafia-te e permite-te crescer. Foi isso que descobri desde que entrei na Ferreyros, depois de ter trabalhado em outros setores, e meu amor e dedicação continuam crescendo. Há muito orgulho nesta família: somos a empresa líder no ramo, nos destacamos entre as melhores empresas para se trabalhar no Peru e nossas práticas de equidade e inclusão são sempre reconhecidas”, destaca Maj Lis.

A empresa tem demonstrado a sua determinação em fortalecer as equipas femininas em diversas áreas de atuação. “Na Ferreyros estamos de portas abertas ao talento feminino, não só na região central, mas em todo o Peru. Este é um compromisso determinado e está sendo visto nos resultados”, destaca.

“Esperamos ter mais mulheres que continuem criando valor em nosso negócio. Os líderes de Ferreyros, homens e mulheres, de todas as áreas e em todas as cidades, estão comprometidos com a equidade, abrindo caminho para acolher as próximas gerações femininas”, destaca Maj Lis.

“A bolsa DreamBIG me fez sentir o apoio da Ferreyros”

Karolina Rojas Puma, técnica de máquinas Ferreyros em Cerro Verde. (Foto: Ferreyros)

Quando Karolina Rojas fez seu discurso de formatura em Arequipa, recebendo o primeiro lugar na primeira turma de formandos da bolsa Ferreyros DreamBIG, muitos ficaram muito entusiasmados. Seu depoimento refletiu o esforço das jovens recebidas como técnicas: “Somos capazes de quebrar barreiras e abrir caminho para as gerações futuras”, afirmou.

Com esta bolsa, que hoje conta com mais de uma centena de beneficiários, ela e seus colegas fizeram parte da primeira turma de técnicos do mundo a se formar na carreira de manutenção de máquinas ThinkBIG, uma iniciativa global da Caterpillar, que no Peru é implantada pela Ferreyros e Tecsup . “Esta oportunidade abre muitas portas, demonstrando o compromisso com a diversidade e a igualdade de oportunidades”, destacou, após completar dois anos de formação.

Hoje, Karolina reafirma a importância desta experiência: “A bolsa DreamBIG me fez sentir o apoio de uma grande empresa como a Ferreyros. Durante os meus estágios em diversas oficinas aqui, técnicos, supervisores e chefes partilharam as suas experiências com muita paciência, incutindo sempre uma cultura de segurança; e durante meus estudos na Tecsup, o corpo docente me ensinou da melhor forma tanto em conhecimentos teóricos quanto práticos.”

Ao se formar, Karolina iniciou sua carreira profissional na Ferreyros, atualmente integrando a equipe da empresa na mina Cerro Verde, trabalhando com caminhões Caterpillar que transportam mais de 250 toneladas de materiais e máquinas auxiliares como tratores, escavadeiras e motoniveladoras. Ela também valoriza muito ter iniciado uma carreira na Ferreyros por meio do programa de desenvolvimento Service Pro.

Ele conta que está aprendendo e estudando muito e que recebe apoio dos colegas. “Para mim o que há de mais especial nisso é que continuo aprendendo. Você nunca para de se educar sobre máquinas. Justamente quando você pensa que sabe alguma coisa, a Caterpillar já está fazendo melhorias. Me encher de conhecimento me deixa muito feliz”, afirma.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL