Ferreyros revoluciona seu Centro de Distribuição de Peças de Reposição com robotização

A implementação de robôs no Centro de Distribuição de Peças de Reposição Ferreyros, apoiada por um investimento de mais de US$ 30 milhões, otimizou significativamente os principais processos logísticos.

A Ferreyros robotizou completamente o seu Centro de Distribuição de Peças de Reposição (CDR) no Peru, marcando um marco na inovação logística do país. Esta iniciativa, parte de um investimento estratégico de mais de US$ 30 milhões, resultou em uma melhoria de 40% nos processos de entrada e extração de peças de reposição em seu centro nevrálgico.

A nova infraestrutura conta com 25 robôs operando 24 horas por dia, 7 dias por semana, que se encarregam de gerenciar com eficiência as cerca de 700 mil peças de reposição menores que constituem metade do estoque total do CDR. A introdução da tecnologia AutoStore, inédita no Peru, permitiu a gestão automatizada e o uso inteligente da inteligência artificial para otimizar continuamente a extração de peças.

Foto: Ferreyros

O destaque dessa transformação é a adoção de uma geometria cúbica de alta densidade no armazenamento, eliminando a necessidade de prateleiras e corredores. Essa configuração facilita a expansão de acordo com a demanda, proporcionando flexibilidade à estrutura do CDR.

“Com esta inovação promovemos a agilidade e eficiência do nosso ecossistema logístico. Aumentamos em 120% a produtividade do gerenciamento de peças de reposição menores em nosso CDR. A tecnologia de ponta soma-se ao talento que trabalha neste centro logístico, com novas oportunidades de desenvolvimento”, afirma José Gutiérrez Jave, gerente da Divisão de Suporte ao Produto da Ferreyros.

O CDR Ferreyros, reconhecido como um complexo logístico de classe mundial, abastece os 36 armazéns da empresa, recebendo cargas aéreas e marítimas 365 dias por ano de destinos de importação globais. Com uma impressionante preparação de pedidos e prazo de entrega inferior a 24 horas em Lima, o CDR mantém uma precisão de estoque de 99,9%.

Comprometida com a sustentabilidade, a Ferreyros tomou medidas para reduzir a sua pegada de carbono no CDR, garantindo que 100% da frota de empilhadores e outros equipamentos operem com baterias até ao final do ano. Além disso, a implementação de sistemas de iluminação LED e painéis termo-isolantes tem contribuído para uma maior eficiência energética.

Este projeto de robotização CDR foi concebido e implementado com a participação de colaboradores de diversos perfis, demonstrando o compromisso de mais de 4.500 trabalhadores da Ferreyros em todo o país com a vanguarda tecnológica e a eficiência operacional.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL