Feliz aniversário

By Cristián Peters05 July 2017

A Anmopyc, associação de maquinário da Espanha, faz 35 anos e o presente é a recuperação do mercado espanhol. A CLA conversou com o diretor executivo Jorge Cuartero sobre o trabalho da entidade nestas décadas. 

Fundada em 1982, este ano a Associação Espanhola de Fabricantes Exportadores de Maquinário para a Construção, Obra Pública e Mineração (Anmopyc) está celebrando 35 anos de história, junto quando um ponto de inflexão acontece no mercado de construção do país. “Nos encontramos em uma boa situação como associação, e a Espanha, depois de 10 anos muito difíceis, parece que enfim começa a se recuperar. Somos otimistas”, define Jorge Cuartero, diretor geral da Anmopyc, embora o executivo advirta que este crescimento ainda seja moderado, “e quando saímos de níveis tão baixos, mesmo que se cresça muito, em unidades não é tanto”, diz.

O que começou como uma associação de apenas oito empresas que buscavam mecanismos para defender os interesses dos fabricantes de equipamentos de construção, obra pública e mineração frente às administrações locais e governos regionais, hoje é uma entidade que conta com uma centena de associados que enxergam além do mercado interno, e hoje querem ser atores globais. “Nosso trabalho de internacionalização é o mais apreciado pelos associados. Uma das coisas que fazemos é ajudá-los a exportar através de diversos instrumentos, um dos quais são as missões comerciais. Anualmente, temos um plano de atividades no qual visitamos mercados em todo o mundo: Chile, Brasil, Peru, México, Rússia, França, Alemanha, Norte da África, Oriente Médio, China e Índia, para mencionar só alguns. Além disso, coordenamos a participação de empresas espanholas nas maiores feiras de construção em nível mundial”, afirma Cuartero.

E assim hoje, de um faturamento total de cerca de 2,6 bilhões de euros que têm os associados da Anmopyc, 90% são devidos aos negócios internacionais. O diretor geral da associação é otimista, e prognostica para este ano um aumento da receita de seus associados de entre 10% e 15%, se o nível atual se mantiver.

Porém, apesar de que a Espanha parece estar se recuperando, Cuartero afirma que “nunca vamos chegar aos níveis de 2007-2008. É muito complicado e seria muito negativo, porque um crescimento tão exponencial (como o que se experimentou na década passada) logo se traduziria numa queda de igual intensidade. E veja-se que a Espanha tem a particularidade de entre os anos 90 e 2008 ter construído absolutamente tudo o que devia ser construído em termos de grandes infraestruturas, como aeroportos, trens de alta velocidade, grandes obras hidráulicas etc. Em razão disso creio que estamos numa época de conservação destas infraestruturas”.

América Latina

Sem dúvida, a América Latina é um mercado importante para a Anmopyc, e “sempre foi”, como afirma Jorge Cuartero. Haja visto que se as empresas associadas exportam 90% de tudo o que vendem, do total exportado cerca de 20% tem como destino a América Latina.

“Vemos há alguns anos como a queda no preço das matérias primas afetou países mineradores como o Chile e o Peru, mas com a recuperação do preço das commodities estamos otimistas e enxergamos sinais em vários países. Nosso objetivo é crescer, mas a curto prazo não creio que seja fácil, sobretudo enquanto o Brasil não se recuperar. Além disso, devemos ver o futuro do México com a nova gestão dos Estados Unidos. Claramente, não vamos deixar de realizar esforços e atividades de promoção naqueles mercados”, finaliza o executivo.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Dicas para maior eficiência de equipamentos
Quatro dicas testadas ao longo do tempo para aumentar o tempo de atividade
AMMANN: Soluções competitivas e integradas
Com uma linhagem familiar de sucesso, a Ammann se destaca no cenário internacional desde 1869. Hans-Christian Schneider, atual CEO da Ammann, é a sexta geração a administrar a empresa que mantém sua curva de crescimento e notoriedade.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL