Faturamento da indústria tem leve aumento em maio

Faturamento deflacionado das indústrias de materiais apresenta aumento em comparação com o mês anterior.

A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulgou a nova edição da sua pesquisa Índice, elaborada pela FGV com dados do IBGE, apresentando os dados de faturamento do setor.

O estudo indica que em maio de 2023 o faturamento deflacionado das indústrias de materiais apresenta aumento em comparação com o mês anterior, com crescimento de 0,3%. O resultado positivo não alterou a retração do setor de 5,6% na comparação com o mesmo mês de 2022. O Índice também traz a estimativa preliminar do faturamento de 2023, que foi revista pela FGV para baixo, passando a apontar uma contração de 1,0% em relação ao ano anterior. 

A nova edição da pesquisa ainda aponta os dados consolidados de abril de 2023. No período, a indústria de materiais de construção teve faturamento 4,7% menor que o observado em abril de 2022. Os materiais básicos tiveram contração de 1,6% e os materiais de acabamento, diminuição de 9,5% na base de comparação interanual.

“A previsão para este ano sofreu revisão, passando da estimativa positiva de 2% do início de 2023 para uma queda de 1,0% no faturamento da indústria de materiais de construção em relação ao ano passado. São vários os fatores que levaram a FGV a revisar a perspectiva para o setor. Por exemplo, a projeção inicial estava ancorada em uma expectativa de reação mais expressiva da demanda por parte das famílias. Embora tenha ocorrido alguma melhora nas vendas do varejo e na produção da indústria, os resultados ainda estão fracos, com indicadores mostrando elevado endividamento e taxas de juros em patamares elevados. Temos um ano desafiador pela frente e seguimos cientes de que há muito trabalho pela frente a ser feito por todo o ecossistema da construção, inclusive nas interações com o Governo por meio de diferentes canais, em prol do crescimento do setor”, comenta Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL