Falta 1 ano para os Jogos Olímpicos do Rio

05 August 2015

1 year to go Rio de Janeiro Olympics

1 year to go Rio de Janeiro Olympics

Este 5 de agosto de 2015 marcou a história do Brasil, e em especial a do Rio de Janeiro, como a data em que faltava um ano para o início dos Jogos Olímpicos. O marco foi celebrado com uma grande cerimônia nas obras do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, maior local de competições.

Ali o prefeito carioca, Eduardo Paes, prestou contas do avanço das obras. Segundo a autoridade municipal, o porcentual de avanço assegura a entrega das instalações dentro do prazo no ano que vem.

Paes afirmou que o Parque Olímpico (foto), sede da maioria das disputas durante os Jogos, tem 82% de sua obra prontos. Entre todas as obras esportivas, a mais avançada é o campo de golf, que está 98% pronto. Entre as infraestruturas associadas, a construção da central de transmissão de TV internacional registra 95% de avanço na região, a um ano do evento.

Os porcentuais são interessantes em praticamente todos os projetos de construção relacionados com as Olimpíadas. As três Arenas Cariocas têm porcentuais de avanço de 85%, 91% e 93%, cada uma.

E a Vila Olímpica, onde os atletas e delegações ficarão hospedados ao longo do mês de competições, tem 89% de avanço.

As obras mais atrasadas, por sua vez, também registram avanços a um ano dos Jogos que, provavelmente, não vão impedir sua utilização. Estes são o Velódromo, onde se disputará o Ciclismo, que registra avanço de 61%, e o Centro de Tênis, que está 68% pronto.

Ao todo, o Rio terá 33 locais de disputa nos Jogos Olímpicos de 2016. Encontram-se em construção desde o zero 14 deles, alguns são estruturas provisórias que darão lugar a escolas ou parques depois do evento, e alguns casos são adaptações de estruturas que estavam feitas desde os Jogos Pan-Americanos de 2007.

Mas além dos projetos relacionados ao esporte, o Rio de Janeiro vive uma onda de renovação urbana para se aproveitar do prazo Olímpico e entregar o máximo possível de infraestruturas renovadas a sua população.

O prefeito Eduardo Paes, na entrevista coletiva na cerimônia desde 5 de agosto, afirmou que linha 4 do metrô estará em funcionamento ao final do primeiro semestre do ano que vem. Enquanto isso, as duas vias expressas de ônibus rápido (BRT), que ainda não foram entregues, estarão funcionando ao fim do primeiro trimestre de 2016.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL