Fabricantes de concreto e madeira unem forças para criar um novo elemento híbrido com baixa pegada de carbono

A fabricante de concreto Heidelberg Materials Precast Contiga da Suécia e a produtora finlandesa de elementos de madeira Metsä Wood firmaram uma colaboração intersetorial para aproveitar os benefícios da combinação de concreto e madeira em futuras estruturas de construção. A ambição é desenvolver e lançar em conjunto um elemento híbrido com baixa pegada de carbono.

Foto Heidelberg Materials Precast Contiga (Foto: Heidelberg Materials Precast Contiga)

A colaboração envolve o desenvolvimento de um novo elemento híbrido construído com concreto e madeira como material de construção constituinte. Ao combinar o concreto reforçado com a madeira, você obtém um novo tipo de elemento de construção com alta resistência e durabilidade, além de menor peso e pegada de carbono. Espera-se que o elemento híbrido tenha aproximadamente 70% menos impacto climático.

O elemento híbrido é um elemento do tipo sanduíche que será adequado para paredes de fachada com alta resistência às intempéries e ao vento. Ele é construído com o painel Kerto LVL Q da Metsä Wood como um forte painel central e um painel externo de concreto resistente às intempéries da Heidelberg Materials.

“A indústria da construção está passando por uma transformação e, como a transição para o concreto neutro em carbono em 2030 está em pleno andamento, estamos trabalhando em várias iniciativas valiosas para reduzir a pegada climática dos materiais de construção. Isso significa reduzir as matérias-primas em toda a cadeia de valor, garantir que estamos usando os materiais certos no lugar certo e desenvolver novos produtos. A colaboração com a Metsä Wood faz parte dessa estratégia e os elementos híbridos se tornarão uma valiosa adição ao nosso portfólio de concreto pré-moldado existente e produtos de aço em um futuro próximo”, disse Daniel Eriksson, gerente de divisão da Heidelberg Materials Precast Contiga, Norrtälje.

Na unidade de produção em Norrtälje, um protótipo do elemento híbrido foi desenvolvido e elementos híbridos menores foram testados para verificar a tecnologia de fabricação. O próximo passo durante o ano é construir um edifício de teste realista para avaliar diferentes projetos e como o elemento híbrido responde quando exposto à umidade e a várias forças.

“Ao desenvolver um elemento híbrido, queremos ver como as diferentes propriedades técnicas da madeira e do concreto podem funcionar juntas para se apoiarem nas estruturas dos edifícios. Nosso trabalho de desenvolvimento conjunto é um passo à frente para encontrar novas maneiras pelas quais a indústria da construção possa continuar a construir de forma sustentável e com uma pegada de carbono ainda menor”, ​​diz Jussi Björman, diretor de negócios de construção da Metsä Wood.

Sobre cooperação

O acordo de colaboração entre a Heidelberg Materials Precast Contiga e a Metsä Wood significa que as empresas estão iniciando um trabalho conjunto para desenvolver um elemento híbrido competitivo. Espera-se que um produto esteja disponível no mercado sueco dentro de alguns anos e, eventualmente, também possa interessar aos mercados próximos.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL