Fabricantes alemães crescem em 2015

28 March 2016

Enquanto a maioria dos fabricantes de equipamentos de construção do mundo viram quedas de dois dígitos em suas vendas do ano passado, as empresas alemãs do setor registraram um aumento de 7% em seu faturamento. “As empresas alemãs não foram tão afetadas por estas graves recessões, por exemplo da China, América Latina e Rússia. Em lugar disso, crescemos acima da média em mercados como a Europa, Oriente Médio e América do Norte”, afirmou Johann Sailer, presidente de Equipamentos de Construção e Materiais de Edificação da VDMA, associação de fabricantes da Alemanha.

Não obstante, as perspectivas para 2016 são misturadas. Os fabricantes de maquinário de construção estão esperando estímulos positivos para seu negócio no sul da Europa, e creem que os mercados da Alemanha, Reino Unido, Esandinávia e Benelux continuarão fortes. Em nível internacional, é particularmente o mercado indiano que está dando as maiores esperanças.

Ao mesmo tempo, os riscos estão aumentando, seja por conflitos políticos, baixos preços do petróleo e outras commodities, fatores que geram muita incerteza. Estes riscos, diz Sailer, “não afetam a todos os mercados da mesma maneira, e dependendo de onde uma companhia tenha suas principais atividades, será afetada em maior ou menor medida”.

Como nos últimos dois anos, muito pouco se pode esperar da Rússia. E o mesmo acontece com a América Latina e a China.

Assim, não se pode garantir crescimento das empresas individualmente, mas a indústria como um todo espera aumento de 3% ao longo de 2016, o que se vier a se confirmar será um terceiro ano consecutivo de crescimento para as empresas alemãs.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL