Fábrica de baterias da Scania conta com robôs ABB

A ABB fechou um acordo com a Scania, para fornecer uma gama abrangente de soluções robóticas para a nova fábrica de montagem de baterias altamente automatizada da montadora na Suécia.

Segundo a Scania, nova instalação será um marco importante na jornada da empresa em direção à eletrificação de veículos pesados.

Tecnologia reduzirá significativamente os prazos de entrega e apoiará o processo de qualidade. Foto: ABB

Investimentos beiram mais de 1 bilhão Coroas Suecas (SEK), ou US$ 108 milhões, ao longo de vários anos na nova unidade de Södertälje, que deverá estar totalmente operacional até 2023.

“Estamos muito entusiasmados em trabalhar com um de nossos clientes mais antigos para ajudá-lo a concretizar seu plano de eletrificação”, diz Joerg Reger, diretor-geral da linha de negócios automotivos da ABB Robotics. “A indústria automotiva sempre esteve na vanguarda da automação, mas com a migração para a eletrificação, enfrenta grandes mudanças nos processos de produção estabelecidos. Com nossa experiência, projetaremos e ajudaremos a implementar a flexibilidade na fabricação, que é vital para líderes de mercado como a Scania para promover essa mudança.”

Tony Persson, Head de montagem de baterias da Scania, disse: “A fábrica foi projetada de acordo com os esforços da Scania para estar na vanguarda da digitalização industrial, automação e uso de tecnologia robótica avançada para otimizar os processos de produção com maior flexibilidade. É aí que os robôs e soluções da ABB se encaixam. Para a Scania, a fábrica também é um investimento que fortalecerá ainda mais a posição da Suécia como um hub de tecnologia de ponta na eletrificação de veículos pesados, o que é crucial na transição para o transporte sustentável.”

A instalação avançada de 18.000 m2 será construída ao lado da fábrica de montagem de chassis da Scania, em Södertälje, na Suécia, e será altamente automatizada, desde a recepção da mercadoria até a produção e entrega. A unidade montará módulos de bateria a partir de células fornecidas pela fábrica de baterias da Northvolt em Skellefteå, com os pacotes completos entregues diretamente no pavilhão de montagem do veículo. Vários robôs da ABB estarão envolvidos no processo de montagem, incluindo os modelos IRB 390, IRB 4600 e IRB 6700, juntamente com soluções adicionais para apoiar o processo de produção.

Isso marcará a primeira vez que o robô IRB 390 da ABB será usado em uma instalação de produção de baterias. Originalmente projetado para a indústria de embalagens, o robô combina velocidade com potência e pode montar placas de contato em baterias a uma taxa de uma placa a cada segundo, 24 horas por dia. O software de simulação e programação RobotStudio® da ABB permitirá a verificação completa da linha de produção antes da implantação, o que reduzirá significativamente os prazos de entrega e apoiará o processo de qualidade.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL