Fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de Fora inova em sustentabilidade ambiental

Foto: Mercedes Benz

A fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em Juiz de Fora (MG) – onde são produzidas as cabinas de todos os modelos de caminhões da marca todos modelos de caminhões da marca – Accelo, Atego, Axor, Novo Actros e Arocs é a primeira planta da Empresa no País a concentrar um conjunto de ações de sustentabilidade ambiental numa única área.

Este “Prédio Verde”, que abriga a decapagem de meios de produção empregados no processo de pintura de cabinas, utiliza energia solar, captação de água da chuva, tratamento e reuso de água, além de coprocessamento de resíduos.

“Essa nova unidade de decapagem, que fica ao lado do prédio de pintura, já nos traz ganhos impactantes de proteção ao meio ambiente e de economia de custos com energia elétrica e inúmeros ganhos ambientais”, afirma Herick Borges, gerente sênior de Produção de Cabinas da Mercedes-Benz do Brasil em Juiz de Fora.

“Com as medidas adotadas, o Prédio Verde reduz significativamente o consumo de energia elétrica e de água, além de evitar a emissão de CO2 na atmosfera”.

Esse prédio ecológico, que se tornou destaque nas ações de meio ambiente entre todas as fábricas do Grupo Daimler Truck, realiza a decapagem química, ou seja, a limpeza de dispositivos de produção, como travessas, skids e suportes, que são utilizados na movimentação de cabinas na linha de pintura e que ficam cobertos por camadas de tinta, precisando ser limpos periodicamente.

Outro importante destaque do Prédio Verde é a captação de energia solar. A área dispõe de placas de energia fotovoltaica capazes de produzir uma potência de 10.000 kwh/mês, que são suficientes para manter todo o prédio em funcionamento e ainda fornecer parte da energia excedente para outras áreas da fábrica.

aminhos para o Novo Mundo – Em outra importante etapa das ações ambientais em suas unidades no País, a Mercedes-Benz do Brasil atingiu, recentemente, o nível “Aterro Zero” em sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Adotando a solução do coprocessamento, a Empresa deixa de enviar 800 toneladas de resíduos por ano para aterro sanitário, contribuindo assim para a proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento social.

O Prédio Verde da fábrica de Juiz de Fora e o Aterro Zero da planta de São Bernardo do Campo seguem os conceitos da iniciativa “Caminhos para o Novo Mundo”, que visa divulgar ações da Empresa e engajar colaboradores e parceiros rumo a um futuro sustentável para todos que movem o mundo.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL