Fórum propõe monitorar investimentos no Peru

13 November 2014

Construction site Lima

Construction site Lima

O fórum empresarial peruano CADE Ejecutivos, em seu encontro anual promovido pelo Instituto Peruano de Administração de Empresas, propôs organizar em Lima uma iniciativa de monitoramento dos investimentos em infraestrutura que se dão atualmente no país.

Seu programa recebeu o nome de Infraestrutura para Todos e terá três partes. Uma delas é a criação do Observatório da Infraestrutura, instância que estará sob a responsabilidade de uma consultoria privada e que será responsável pela verificação de avanços e obstáculos nos projetos concessionados pelo governo.

O observatório passará a monitorar, por exemplo, a construção da segunda linha de metrô da capital peruana, além de outras iniciativas como a obra do Gasoduto Sur Peruano. Ambos são projetos que passaram pela etapa de licitação mas que ainda não têm obras em execução.

A segunda iniciativa é a criação de um grupo para atuar junto ao Estado com a finalidade de estimular esquemas de financiamento coletivo sob o modelo Obras por Impostos. No Peru, o sistema de Obras por Impostos prevê a possibilidade de que privados apresentem projetos de obras de interesse público e as executem e explorem, contra uma isenção fiscal correspondente.

O terceiro ponto proposto pelo fórum CADE Ejecutivos é a criação de um Congresso Anual de Infraestrutura, que seria o espaço de discussão apropriado para todos os temas relativos aos investimentos do país.

O fórum também defende que o país invista mais em infraestrutura. A entidade requer do Estado e dos agentes privados que os investimentos conjuntos cheguem a 7% do PIB peruano anualmente, o que seria equivalente a cerca de US$ 14,7 bilhões.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL