Expo Maquinas é sucesso de público no Panamá

Volume de negócios prospectados agradou clientes e empresas.

Rafael Sabonge, Ministro de Obras Públicas do Panamá

Pelo sexto ano consecutivo, a Associação de Distribuidores de Máquinas do Panamá (ADIMAQ), organizou a Expo Máquina e não por acaso, a feira é feita no Panamá.

O Panamá continua a liderar o crescimento econômico na região e as estimativas do FMI, BM e CEPAL para o ano 2023 são de 4,2%. Entre as atividades que impulsionam o dinamismo de crescimento do país estão: o complexo marítimo e logístico: Autoridade do Canal do Panamá, portos, ferrovias, aeroportos e obras de infraestrutura como a extensão rodoviária e a Linha 3 do Metrô para o oeste do Panamá.

Na exposição, durante os três dias, foi possível ver grandes marcas do setor e associações relevantes que se reuniram para apontar tendências de mercado e onde a ampla infraestrutura e localização privilegiada propiciaram networking e um concludente volume de negócios.

Foram nada menos que 8.500 participantes onde as marcas puderam entender as necessidades e expectativas dos clientes e fechar negócios e promover soluções.

Eletrificação, digitalização e agricultura verde marcaram uma das maiores feiras do mundo de máquinas que contou ainda com palestras de todas as áreas.

Retroescavadeira CAT 416 no Stand da IASA.

Ministro de Obras Públicas, Rafael Sabonge, participou da cerimônia de abertura e relatou que o país investe em desenvolvimento e que a economia passa automaticamente pela construção civil: “Estamos trabalhando para avançar e com grandes inversões previstas, e sabemos que o  investimento público pode ter um papel determinante, não só na travagem de uma cada vez mais certa recessão mas também na dinamização da atividade económica.”, disse o membro do governo.

Tecnologia e sustentabilidade ganharam destaque, assim como ferramentas para tornar as obras mais produtivas.

Do Brasil, o Grupo Menegotti levou sua linha de betoneiras para a exposição e mostrou a força dos produtos feitos no país: “Trouxemos o que há de mais avançado em betoneiras e mostramos nossa estrutura e diversificação de nossos produtos.”, declarou Vinicius Luis De Santana, gerente de exportação da empresa.

Ficou evidente pelos corredores o foco nesses dois quesitos. Isso porque já está mais do que provado que o uso de tecnologia na construção civil é capaz de elevar a produtividade e competitividade do setor.

José Manuel Guillen, Gerente de Vendas Industrial da Copama avaliou o perfil dos milhares de visitantes que circularam: “Perecebe-se aqui compradores decididos e dispostos a negociar. Isso é muito bom, o otimismo vai ganhando ainda mais força, justamente por obter uma resposta positiva do mercado.”, enumerou ele.

Já no que tange a sustentabilidade, além da questão ética e ambiental, esta é uma demanda por parte dos clientes finais. Isso se refletiu nas máquinas que foram exibidas e nas ferramentas tecnológicas disponíveis.

Para Marieth Tello, gerente comercial da Rigsa, faz-se cabal definir alternativas para a exploração dos recursos naturais e encontrar novas formas de gerar e economizar energia são atitudes que diminuem os impactos da construção no ambiente. “Além disso, desempenham um papel fundamental para tornar os processos economicamente viáveis.”, concluiu.

Seguindo o conceito de indústria 4.0, essa tendência incorpora inovações no dia a dia dos trabalhadores, que passam a lidar com novas concepções e as centenas de marcas do mundo todo que participaram do evento se mostraram antenadas e com um senso de adequação portunamente cabível.

A IASA, distribuidor Caterpillar no Equador y Panama, levou para a exbição os mais novos equipamentos Caterpillar como a Retroescavadeira Cat 416, que oferece maior capacidade de escavação, abertura de valetas, aterramento e movimentação de materiais e podem ser usadas para muitas aplicações.

Antonio Cabaleiro, Gerente de Mercados e Produtos da empresa, avaliou que são muitas as vantagens de participar: “Aqui é local ideal para oferecer novas soluções e inovações tecnológicas, mostrar nossos produtos aos clientes antigos e trazer outros. “, ratificou.

T880 6x4 da Kenworth.

O gerente de vendas Kenworth, Roberto Toledano, falou sobre o o caminhão Kenworth T880 6x4 : “A nova opção T880 oferece aos clientes vocacionais em aplicações de transporte pesado. Trata-se de um caminhão durável e confiável, equipado com um dormintório confortável e espaçoso que os motoristas irão apreciar.”, revelou.

Os visitantes puderam enxergar o segmento de construção e os benefícios das vigentes ferramentas que estão surgindo, como drones e softwares.

São recursos que ajudam a mapear a área, monitorar as obras, melhorar o planejamento e até identificar desperdícios que podem ajudar na redução de custo do projeto, e soluções que visam maior produtividade e aproveitamento.

O Gerente de Linhas da Cardoze & Lindo, Rubens Solis, acredita que um evento desse porte ajude na recuperação da economia e faça os efeitos pandêmicos finalmente ficarem no passado: “O setor da construção é visceral para essa retomada. São mudanças e novidades, seja em conceitos, como os prédios verdes, seja em equipamentos ou matérias-primas novas que aquecem os negócios e impulsionam a economia do país.”, alertou.

A edição de 2023 já superou a do ano anterior e expositores nacionais e estrangeiros, alguns representantes de vários governos, compradores de máquinas e fabricantes de centenas marcas lançadas no mercado já aguardam o próximo evento.

Veja mais alguns destaques da Expo Máquina:

Do Brasil, participando pela primeira vez, o Grupo Menegotti inroduziu sua linha de betoneiras.

A Jac Motors Panamá levou o Basculante HFC 3070, com motor CUMMINS 125 HP / 2500 rpm, capacidade 2,5m3 / 3,3 yd3 e freios a ar 100%.
A Meca-Run, da Costa Rica, ofertou seu aditivo orgânico de alta tecnologia ajuda a reduzir as emissões de poluentes ao meio ambiente em caldeiras e processos industriais.
No stand da Trigas, distribuidor autorizado dos lubrificantes das marcas PETRO CANADA e LAAPSA, participantes puderam conhecer da linha de filtros para equipamentos pesados das marcas HASTINGS e DONALDSON.
Jdaingenieria apresentou soluções para todas as máquinas pesadas, como hidrocarbonetos em suspensão.
Pela CDM, Comercial de Motores, ampla gama de produtos Volvo.
New Holland L323 300 Series skid steer com motor de 74 HP e sistema de elevação do braço vertical Super Boom.
International lt625 6x4 com Sistema de injeção common rail e sistema de pós-tratamento (SCR).
A Copama levou o John Deere 6603. Equipamento reúne as qualidades mais importantes de uma máquina versátil como potência correta pelo preço certo, resistência com baixos custos de manutenção e economia de combustível com baixas emissões de poluentes, disse a distribuidora.
A Airco, distribuidor MAXIMAL, exibiu diversos equipamentos como a Maximal M25, que possui capacidade de levantamento de 2500 kg.
A Copama exibiu empilhadeira da série H40-60XT foi projetada para oferecer uma combinação ideal de potência, velocidade e eficiência de combustível.
Na feira, expositores nacionais e estrangeiros, alguns representantes de vários governos, compradores de máquinas e fabricantes de mais de 200 marcas lançadas no mercado acompanharam as novidades da catergoria.
A Iveco Panamá levou sua linha de caminhões médios e semipesados. Equipamentos oferecem potência, força, tecnologia, segurança e economia, juntamente com conforto da cabine e design moderno.
Case 130A foi feito para as situações mais adversas, reunindo tecnologia, economia e potência em sua tarefa.
A gigante Tecno Gruas exibiu mais recentes equipamentos Manitou como o MTX 1740, que tem tração, direção nas quatro rodas, e possibilita a movimentação em diferentes solos.
Compactadores de asfalto BW 161 AD-4, da Bomag, com cabine ou ROPS, elevam a produtividade e o conforto de operação.
A série Go1 da Unitree consiste em robôs quadruplicados para pesquisa e desenvolvimento de sistemas autônomos nos campos da interação homem-robô (HRI), SLAM e transporte.
No stand da RIGSA, empresa de venda, aluguel e manutenção de geradores elétricos, painéis solares para energia limpa, alternativa e renovável.
Pela Cardoze & Lindo, retroescavadeira JCB 3CX, que apresenta alto poder de serviço devido às suas funcionalidades.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL