Expandem o porto equatoriano

23 April 2021

As obras começaram em Puerto Bolívar, no sul do Equador, próximo à cidade de Machala. A iniciativa é um projeto de ampliação do Cais 6 em 450 metros, obras que contemplam investimentos da ordem de US $ 176 milhões; que inclui também novos pátios, armazém de contentores, outro armazém para refrigeração e as vias de acesso aos mesmos.

Puerto Bolívar

Os operadores portuários responsáveis ​​são os turcos de Yilport, que proporcionaram mais de 472 mil empregos para a população do sul do país e até do norte do Peru. Essas obras são consideradas um marco para o sul do país, pois permitirão atender e receber navios Postpanamax, diversificando as linhas de exportação para outras regiões do mundo. Nesse sentido, o projeto fortalece a economia local ao facilitar a comercialização e exportação de banana, camarão, cobre e outras matérias-primas.

A respeito, o Ministro de Obras Públicas do Equador, Marcelo Loor, detalhou que 60% da indústria da banana é exportada através de Puerto Bolívar. “Converter o Equador em um país com melhores e maiores oportunidades de desenvolvimento tem sido um trabalho constante do governo, por meio do Ministério de Transporte e Obras Públicas. Gestão que fomente a economia local, o comércio exterior equatoriano, diversifique novas linhas de exportação para o mundo e melhore a produtividade operacional no atendimento e recebimento de embarcações do tipo Postpanamax”, reiterou.

Por seu turno, o gerente do terminal portuário, Alfredo Jurado, referiu que as gruas que acabam de chegar são as primeiras 6 de um total de 18 que vão trabalhar na ampliação e expressou que “o potencial desta província é enorme, e não cederemos em nosso esforço para conseguir assentos importantes para Puerto Bolívar”.

Cabe esclarecer que a área de influência do porto concentra a maior parte das exportações minerais do sul do Equador e começa a assumir o comércio exterior de outros produtos do norte do Peru.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL