Excelência através da inovação: a jornada da INCOCI na Rota 5

Incorporar tecnologia não é simplesmente uma escolha; É uma jornada transformadora que molda a própria essência de uma empresa. No coração de Trinidad, Uruguai, destaca-se um testemunho de dedicação e inovação: INCOCI.

O projeto compreende a criação da nova estrada e a reabilitação da estrada existente entre os quilômetros 95,35 e 133,3.

Ao longo dos seus mais de 30 anos de história, a empresa esteve intrinsecamente ligada à inovação, deixando uma marca significativa no panorama dos projetos civis, de engenharia e de arquitetura em todo o país. Com foco especial na construção de rodovias, a INCOCI tem aproveitado a tecnologia para transformar suas operações e superar expectativas.

Guillermo Sánchez Beretervide, diretor da INCOCI, destaca dois pilares fundamentais no desenvolvimento da empresa: o compromisso com o capital humano e a dedicação à satisfação do cliente. “Em primeiro lugar, o nosso compromisso com o capital humano tem sido fundamental para as nossas políticas. Nossa equipe não é apenas uma força de trabalho; eles são o coração do nosso sucesso. Em segundo lugar, a nossa dedicação inabalável à satisfação do cliente nos diferencia. Cunhamos a expressão ‘rápido e bom’ para definir o nosso compromisso e tem sido a bússola que orienta as nossas ações.”

Para enfrentar os desafios do projeto, a INCOCI incorporou a tecnologia de controle de máquina 3D da Leica Geosystems em suas niveladoras e pavimentadoras (Foto: Leica Geosystems).
Projetando a Rota 5

A INCOCI (em consórcio com Stiler) está atualmente imersa num projecto monumental: a concepção, construção, reabilitação, manutenção e financiamento das obras entre o troço do quilómetro 95.350 e o quilómetro 133.300, onde será criada a nova estrada, uma obra que exigirá investimento de US$ 76,6 milhões.

O projeto avança com 50% concluído, desafiando precisão, produtividade, otimização de custos e segurança.

“As exigências do cliente em termos de parâmetros de projeto de estradas eram rigorosas, o que nos levou a recorrer a sistemas de automação. O controle das máquinas, especialmente o nosso equipamento de pavimentação, mudou as regras do jogo. No passado, dependíamos de processos manuais, mas a tecnologia de controle de máquinas 3D da Leica Geosystems revolucionou nossa eficiência e precisão”, afirma Guillermina Prado, gerente de tecnologia da INCOCI.

Uma das principais razões pelas quais a INCOI investiu na tecnologia de controle de máquinas da Leica Geosystems é o fluxo de trabalho contínuo desde as operações de nivelamento 3D até as operações de pavimentação 3D. Neste processo integrado não há interrupção entre as atividades de terraplenagem e pavimentação; Tudo acontece dentro de um ambiente 3D coeso. Uma vez concluída a nivelamento fino, a pavimentação pode começar quase imediatamente, muitas vezes já no dia seguinte. Esta abordagem simplificada não só resulta numa poupança significativa de tempo, mas também desempenha um papel crítico na aceleração da conclusão do projecto, um factor primordial para a execução bem sucedida de um projecto de construção de grande escala.

Quer ver mais sobre construção?
Inscrever-se para
Informe Construção

A aplicação de soluções como a classificação Leica iCON iGG3 O sistema iCON Pave Concrete e o iCON Pave Milling transformaram a forma como a INCOCI opera . Com equipamentos e máquinas trabalhando simultaneamente para preparar diferentes camadas, desde a sub-base granular até a fresagem a frio, a conectividade em nuvem em tempo real tem sido essencial.

O projeto está 50% concluído, desafiando a precisão, a produtividade, a otimização de custos e a segurança (Foto: Leica Geosystems).

“Minimizamos os erros humanos, aumentamos a precisão e reduzimos os requisitos de levantamento topográfico no local”, afirma Leonardo Lowinger , engenheiro topógrafo da INCOCI.

Como as equipes de escritório e de campo estão localizadas relativamente distantes umas das outras, o suporte remoto e a conectividade em nuvem em tempo real são inevitáveis para garantir operações tranquilas. Para fazer isso, eles usam o Leica ConX , uma ferramenta de colaboração baseada em nuvem para gerenciar projetos de construção conectados e compartilhar dados relacionados ao trabalho com todas as partes interessadas. Mas o mais importante é que através do ConX , Guillermina Prado pode acessar o sistema de controle da máquina em qualquer niveladora ou pavimentadora em execução no canteiro de obras, diretamente do escritório. Essa conexão em tempo real permite solucionar problemas ou atualizar rapidamente modelos de projeto conforme necessário. Esta conectividade não só economiza significativamente tempo e minimiza o consumo de combustível, mas também garante o fluxo ininterrupto das operações.

Construindo confiança

Escolher o parceiro tecnológico certo é crucial. Jean-Pierre Bidegain, engenheiro civil da INCOCI, destaca a parceria de longo prazo com a Leica Geosystems e seu distribuidor local, Geosys Ltda. A confiabilidade e qualidade da Leica Geosystems , juntamente com o suporte técnico da Geosys , têm sido fundamentais para o sucesso do o projeto.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL