Estudo Sobratema estima recorde de vendas de máquinas da linha amarela em 2022

Em termos de desempenho econômico, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,2% no segundo trimestre de 2022 em relação ao trimestre anterior, acima das expectativas dos economistas, que era de uma alta de 0,9%.

O ano de 2022 entra para a história do mercado de máquinas da linha amarela (movimentação de terra) ao consolidar a recuperação do setor, com estimativa de recorde de vendas.

O Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), prevê 39,9 mil unidades comercializadas, o que representa um crescimento diante de 2021, quando foram vendidas 33,1 mil máquinas.

Essa quantidade supera em 19,6% o melhor ano obtido pelo segmento, em 2013, quando mais de 33,4 mil equipamentos foram comercializados.  Estudo “Tendências no Mercado da Construção” avaliou novidades, processos internos e a prática da sustentabilidade, indispensável, assim como novas tecnologias.

“Para a Sobratema, 2022 foi de muito sucesso e agradeço aos nossos parceiros pela confiança. Esse 17º evento mostra expectativa e previsões para nosso mercado, onde o ano teve vendas superadas e trouxe equilibro entre oferta e demanda. Preco de repasse final e qualificação da mão de obra são desafios que se apresentam e nós isentaremos associados da anuidade e lançaremos um market place para compra e venda de peças e serviços, com soluções específicas. Focaremos na pauta ESG, webinares e outroas iniciativas que serão de grande valia ao setor”, iniciou Afonso Mamede, presidente da Sobratema.

Eurimilson Daniel, Vice-presidente da Sobratema.

“O Brasil, os indicadores, o que se apura e revela é que o Brasil vai ter uma evidência, vai continuar uma subida e de forma sólida.”, inicia Eurimilson Daniel, Vice-presidente da Sobratema.

Evolução

O crescimento sustentável do setor se iniciou em 2017 e o resultado deste ano se deve ao aumento e à substituição de frota tanto das construtoras como das locadoras para atender as demandas nas áreas de infraestrutura, construção pesada, agronegócio, mineração e florestal. As concessões, os investimentos em reubarnização, a entrada de novos players no segmento do rental, a continuidade das obras residenciais, comerciais e industriais e das exportações e produção do agro nacional são algumas razões que explicam o recorde desse mercado.

Rolf Pickert, CEO at Messe Muenchen do Brasil, falou sobre a próxima M&T: “A próxima edição da M&T Expo, que desde 1995 é considerada uma das mais importantes feiras de negócios do setor, acontecerá entre os dias 23 e 26 de abril de 2024 no São Paulo Expo, que conta com ampla infraestrutura e localização privilegiada. Contamos com a presença de todos para mais uma edição que se detacará no cenário nacional.”, disse o executivo.

O destaque da linha amarela fica por conta da alta nas vendas das pás carregadeiras (26%, com 10,2 mil unidades), escavadeiras hidráulicas (24%, com 11,9 mil) e retroescavadeiras (18%, com 9,3 mil). O Estudo da Sobratema aponta ainda um crescimento de 19% para as motoniveladoras e de 20% para os tratores de esteira. O índice negativo fica por conta dos caminhões fora de estrada que obtiveram uma redução de 53% nas unidades vendidas.

“A Zoomlion tem uma expectações de amadurecimento e trabalhamos nossas 4 linhas de produtos de maneira sustentável e representativa. Acreditamos que as demandas que temos, no contexto do país, traramcrescimento e sucesso.”, afirmou Ricardo Bertoni, Vice-Diretor da Zoomlion do Brasil.

A categoria “demais equipamentos”, que engloba guindastes, compressores portáteis, manipuladores telescópicos, plataformas elevatórias e equipamentos para concreto, também prevê um cescimento de 47% ante 2021, com 7,2 mil unidades comercializadas, com destaque para o aumento de 94% nas vendas de plataformas elevatórias.

O relatório da Sobratema mostra ainda que os equipamentos para concreto também seguem a curva de crescimento, mesmo com a retração nos últimos meses das vendas de cimento. A comercialização de autobomba com mastro de distribuição deve registrar uma elevação de 186% neste ano ante 2021, equanto as bombas estacionárias rebocáveis devem chegar a uma alta nas vendas de 65% em 2022. Por outro lado, os caminhões betoneira devem sofrer uma baixa de 6% nas vendas.

Luis Artur Nogueira, economista e palestrante, avaliou a conjuntura econômica, oportunidades e oscilações globais. Para ele, o impacto economico dos ultimos anos ainda ecoa. Covid, Guerra da Ucrânia, FED que sobe juros para combater a inflação e o risco de recessão, e bombas da Coreia do Norte trazem incertezas e tensões. “É curioso notar que o mundo precisou de uma pandemia para concluir o obvio: que ele era dependente demais da China, numa relação não-saudável com o fornecimento feito pelo país. Esse colapso fez repensar fornecedores. A Guerra da Ucrânia também mostrou a fragilidade, por exemplo, com os fertilizantes, essenciais ao agronegócio brasileiro. Preços e custos foram abalados. O cenário inflacionário se alterou e é o grande drama também dos países ricos.”, avaliou o especialista.

Mesmo com tudo isso, o país se destacou.

Com o crescimento de 1,2% no segundo trimestre de 2022, o avanço da economia brasileira superou o de países que integram o grupo das sete nações mais ricas, como Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

País chegou à sétima posição entre os maiores resultados do segundo trimestre de 2022. Segundo o ranking da Austin Rating, desde o quarto trimestre de 2021 o Brasil tem figurado entre os dez países com melhor desempenho. Em março deste ano, estava na décima posição.

Em 2020, quando o mundo fechou, o Pib encolheu 3%. 2021 crecseu 6% e neste ano, voltando à normalidade, crescimento de 3,2% previsto. Em 2023, espera-se média de 2,7%.

No entanto, o quadriênio até 2027, representará uma volta de crescimento 3,2%.

Em relação à comercialização de caminhões rodoviários e tratores pesados de pneus demandados na construção, a previsão é de crescimento de 39% e 15% neste ano, respectivamente, perante o ano anterior.

Com as categorias de equipamentos alcançando vendas expressivas, o Estudo de Mercado da Sobratema estima que as vendas totais de máquinas para construção devem aumentar 27% em 2022 em comparação a 2021, alcançando 65,1 mil unidades comercializadas neste ano contra 51,1 mil unidades no ano anterior.

Ano de 2023

Para o próximo ano, o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção estima um crescimento nas vendas da ordem de 4% tanto para o segmento de máquinas da linha amarela como todo o setor de equipamentos para construção.

“Estamos confiantes na economia, na estabilidade e na importância do Brasil mundialmente. Vemos crescimento, melhorias e ainda mais desenvolvimento para o ano que vem.”, avaliou Marcelo Bracco, Managing Director, do Grupo Manitou.

Editado desde 2007, o Estudo retrata a importância econômica do setor, auxilia na formulação das políticas que facilitam a aquisição de equipamentos modernos e eficientes, e é também um instrumento de planejamento muito útil para as empresas do setor.

A compilação e análise dos dados conta com a consultoria de Mario Miranda.

Yoshio Kawakami, da Raiz Consultoria falou sobre a influência do Metaverso no mercado de negócios.

Assunto cada vez mais comentado, falou-se sobre o Metaverso: nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual. O Metaverso tem ganhado proporções cada vez maiores no mundo dos negócios. 

Muitos setores também passaram a explorar esse universo, mesmo sem entender todo o seu potencial. “É o futuro da internet com respostas para questões ainda hoje inexplicadas. O Facebook anunciou a troca do nome para Meta, em outubro de 2021, e essa novidade é vista como um futuro próximo que trará diversas mudanças no nosso cotidiano e até mesmo na maneira de fazer negócios e que é focada em conexões sociais. É imersivo no mundo 3D, coletivo e que simula o mundo real e permite que os participantes interajam.”, divagou Yoshio Kawakami, da Raiz Consultoria.

Mario Anibal Miranda, consultor e responsável pelo estudo, disse que o acréscimo de um ano para o outro, em demanda por equipamentos, está muito maior que 2021. Sondagem revelou que avaliação de construtoras e locadores está acima da média. 53% dos delares retificaram esse panorama. “Altas do juros que inibem os investimentos, guerra, alta do dólar, paralisação das obras e variações dos preços, preocupam, mas inversões em maquinas, mineração e agregados, por enxemplo, são contraponto e alavacam os números.”, afirmou.

A tabela de Frota Parada apresenta que mais máquinas estão no campo e isso gera mais riqueza para o país. Falando em Macro-setor, 2022 explanou 8 pontos percentuais acima, já no âmbito Percepções do setor mostrou que os serviços de Construção pesada, assim como Rental e Agricultura e saneamento básico, lideram o crescimento de vendas.

Mario relatou ainda que em numéros, na Linha Amarela, estimado para 2022 é de 39.999 máquinas vendidas.

Nos Demais Equipamentos, que abrange guindastes, compressores portáteis, manipuladores telescópicos, plataformas elevatórias e equipamentos para concreto, também prevê um crescimento de 47% ante 2021, com 7,2 mil unidades comercializadas, com destaque para o aumento de 94% nas vendas de plataformas elevatórias.

Ou seja, de maneira satisfatória, Estudo de Mercado da Sobratema estima que as vendas totais de máquinas para construção devem aumentar 27% em 2022 em comparação a 2021, alcançando 65,1 mil unidades comercializadas neste ano contra 51,1 mil unidades no ano anterior.

Em resumo, empresas se vêem com boa expectativas no geral e 2023 tende a ser um ano favorável para a economia.

Estudo completo poderá ser visto no site da instituição a partir de 15 de dezembro.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL