Estrucad abre escritório na América latina

16 December 2011

Estrucad

Estrucad

Não é novidade para ninguém: a Espanha não está em um bom momento com a crise financeira mundial e o setor da construção se viu duramente afetado com uma recessão poucas vezes antes vista. É assim como algumas empresas ibéricas tem começado a olhar com especial interesse para a América Latina, com o objetivo de encontrar maiores e melhores oportunidades em uma região que continua com uma tendência de crescimento, pelo menos, estável.

Nesse cenário é que, no final de novembro, a espanhola Estrucad Metàl.lics, empresa dedicada ao cálculo, desenho, fabricação, fornecimento e montagem de estruturas metálicas para obras civis, industriais e de edificação, estabeleceu sua primeira filial latino-americana Estrucad Metal Chile Ltda. Segundo o administrador e gerente da companhia, Josep Bosch, a escolha do país não foi por acaso, e sim porque o Chile, além de ser um país com estabilidade política e boas perspectivas econômicas em curto e médio prazo, "é sede de grandes construtoras espanholas com as quais a Estrucad tem trabalhado na Espanha, como FCC, Dragados, Ferovial-Agroman, COMSA, OHL, Acciona, Sacyr, Copcisa, Constructora San José, entre outras, o que abre mais possibilidades de ganhar contratos, porque reconhecem nosso trabalho".

Inclusive, é junto com algumas dessas companhias ibéricas que a Estrucad espera obter seus primeiros trabalhos, oferecendo suprimentos e montagem para uma variedade de licitações de pontes que o Ministro de Obras Públicas está efetuando atualmente.

De acordo com o desempenho do mercado chileno e quando a empresa já esteja consolidada no país, o executivo comenta que existem outros países da América do Sul que poderiam ser de interesse da Estrucad, como a Colômbia e o Peru.

Mas a filial chilena não é a primeira incursão da companhia na América Latina. A empresa já atuou como fornecedor, participando no consórcio Panamá Steel Group, o que está executando uma obra emblemática do novo skyline da Cidade do Panamá, o Balboa Blue Spa. Além disso, a companhia espera participar nas obras do metrô junto com a construtora FCC. "Nossa engenharia tem licitado também na parte de estrutura do novo mercado da cidade", acrescenta Bosch. A Estrucad também está estudando a instalação de uma filial comercial na América Central.

Produção

A companhia tem uma capacidade de produção de 400 toneladas por mês, mas graças ao apoio de empresas colaboradoras, essa cifra, caso seja necessário, pode alcançar mil toneladas. Até o ano passado, 100% eram destinados ao mercado interno espanhol, mas dada a atual situação do país, Bosch quer potencializar os mercados estrangeiros. É assim como este ano as exportações já representam 25% de sua capacidade e, no curto prazo, poderiam chegar a 60%. "O futuro a médio prazo não é a Espanha e devemos abrir novos mercados", garante.

Mas a expansão da Estrucad não olha apenas para a América Latina. A empresa também está trabalhando no continente africano, onde atualmente está construindo um centro de convenções na Nigéria. Além disso, a companhia, que recentemente foi homenageada pela European Steel Design Awards 2011, busca abrir o mercado europeu.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL