Estratégias de qualidade do ar e mudanças climáticas no uso de máquinas móveis de construção

Foi realizado no Peru o seminário internacional “Qualidade do ar e estratégias de mudanças climáticas no uso de máquinas móveis de construção”, reunindo especialistas e líderes de sete países para discutir e compartilhar soluções.

As alterações climáticas e a qualidade do ar são dois dos desafios mais prementes dos tempos atuais. Neste contexto, foi realizado no Peru o seminário internacional “Qualidade do ar e estratégias de mudanças climáticas no uso de máquinas móveis de construção”, reunindo especialistas e líderes de sete países para discutir e compartilhar soluções.

Víctor Arroyo, Giuliana Becerra y Janine Kuriger Da esquerda para a direita: Victor Arroyo, diretor geral da diretoria de política e regulamentação de transporte multimodal, Giuliana Becerra, vice-ministra de gestão ambiental, e Janine Kuriger, chefe da seção de mudança climática e meio ambiente de DRR da Agência Suíça de Desenvolvimento e Cooperação (SDC). (Foto: Calac+)

O evento, organizado pelo Programa Clima e Ar Limpo nas Cidades Latino-Americanas (Calac+) em colaboração com o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério dos Transportes e Telecomunicações do Peru, aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro.

Os palestrantes e painelistas em destaque compartilharam suas perspectivas e experiências sobre como enfrentar os desafios ambientais relacionados à indústria da construção.

A inauguração foi liderada por Giuliana Becerra, vice-ministra de gestão ambiental, Víctor Arroyo, diretor geral do departamento de política e regulação de transporte multimodal, e Janine Kuriger, chefe da seção de mudanças climáticas RRD e meio ambiente da Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação ( CDS). Todos enfatizaram a importância destas reuniões e a necessidade de colaboração internacional para enfrentar os desafios ambientais.

Santiago Morales, coordenador de política regional para Máquinas Não Rodoviárias da Calac+, fez uma apresentação sobre a urgência de mudar as regulamentações para permitir a incorporação de tecnologias novas e mais limpas. Morales destacou que aproximadamente 90% das máquinas móveis não rodoviárias utilizam diesel, um número que precisa mudar. “As metas de qualidade do ar podem ser combinadas com as metas de mudanças climáticas para encontrar as melhores soluções, otimizando os recursos disponíveis”, afirmou o executivo.

Na mesma linha, Cristián Peters, editor da Construção Latino-Americana, ofereceu uma visão ampla do aquecimento global e de como o setor da construção pode contribuir para a redução da poluição, apelando aos países da região para implementarem regulamentações mais rigorosas e padronizadas.

Santiago Morales Santiago Morales, coordinador regional de Políticas de Maquinaria no de Carretera de Calac+. (Foto: Calac+)

Colocar o papo em dia

O seminário também destacou os avanços regionais em regulamentos e normas.

Nancy Manríquez, chefe da seção de fontes móveis, divisão de qualidade do ar, do Ministério do Meio Ambiente do Chile, informou sobre a nova norma que será aplicada no país a partir deste mês e que exige a entrada de equipamentos Tier 4 a partir de dezembro 21. Outubro. Isto significa que a partir desse dia todos os equipamentos, novos ou usados, que sejam importados para o território chileno deverão cumprir esta nova regulamentação.

Segundo o especialista, a nova norma permitirá uma “redução de 51% nas emissões de PM 2,5 até 2030 (em relação à sua linha de base) e uma redução de 55% nas emissões de NOx até 2050”.

Por sua vez, Mayra Lancheros, do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia, compartilhou os esforços do país para optar por regulamentações mais rigorosas sobre suas máquinas e a partir de agosto do próximo ano o país procurará exigir equipamentos Tier4i ou Stage IIIB.

O México não ficaria para trás e também analisa mudanças regulatórias para as exigências das equipes que entram no país. Hugo Landa, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do México, apresentou dados sobre máquinas de construção no país. Segundo estudos de inventário realizados no mercado mexicano, o representante comentou que 9% da frota é Tier 0; 41% é Nível 1; 36% da frota é Tier 2; e apenas 14% das equipes seriam Tier 3 ou superior, confirmando a importância de melhorar a regulamentação atual. “A publicação da nova norma deverá ser feita no final deste ano”, disse Landa.

Cristián Peters Cristián Peters, editor da Construção Latino-Americana. (Calac+)

De referir que os representantes dos três países mencionaram a importância de programas como o Calac+ para a investigação, aconselhamento e desenvolvimento das normas que estão a implementar.

Cidades pioneiras

Em 2005 foi formado o C40 Cities, grupo formado por cidades que unem forças para reduzir as emissões de carbono na atmosfera e se adaptar às mudanças climáticas. Estas cidades consideram as alterações climáticas como o grande desafio do mundo moderno e procuram promover o seu desenvolvimento e economia, sendo sempre coerentes com o ambiente e o bem-estar da sociedade.

André Aasrud, conselheiro sénior da C40, apresentou a visão e a missão desta rede global de cidades comprometidas com a ação climática. Com 96 cidades participantes, representando mais de 20% da economia global, o C40 procura acelerar a transição para uma construção limpa e sustentável. Aasrud destacou que 60% dos edifícios que existirão em 2050 ainda não foram construídos, sublinhando a urgência de implementar práticas de construção sustentáveis.

Sofi Obrestad Sofi Obrestad, da Autoridade Climática de Oslo, compartilhou as ambiciosas metas da cidade para reduzir as emissões diretas em 95% até 2030.

Uma das cidades que mais avanços tem registado nesta matéria é a capital norueguesa, Olso. Sofi Obrestad, da Autoridade Climática de Oslo, partilhou os ambiciosos objetivos da cidade de reduzir as emissões diretas em 95% até 2030.

Com foco nos transportes, resíduos e equipamentos, Oslo conseguiu reduzir as suas emissões em 52% desde 2009. Obrestad destacou a importância de ser previsível e ter objetivos claros, bem como estabelecer infraestruturas de carregamento e promover veículos elétricos. A cidade também implementou um “orçamento climático” e lançou um novo plano diretor municipal que prevê que todas as construções, incluindo as do setor privado, tenham emissões zero até 2030.

Londres também fez progressos muito importantes no que diz respeito ao controlo de emissões. Neste sentido, Daniel Marsh, do Low Emissions Centre do Imperial College London, destacou a implementação de zonas de baixas emissões na capital inglesa, sendo a primeira cidade do mundo a aplicar este tipo de medida.

Daniel Marsh Daniel Marsh, do Imperial College London’s Low Emissions Centre, destacou a implementação de zonas de baixa emissão na capital inglesa.

Da mesma forma, o executivo destacou que nem tudo tem a ver com regulamentações fortes e que é possível tomar ‘medidas suaves’ para avançar no desenvolvimento de cidades mais limpas.

Por sua vez, Henry Cheung , do Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia, revisou o programa da Califórnia para reduzir as emissões de equipamentos fora de estrada no estado. Na apresentação do executivo, ele destacou a importância de manter estoques de máquinas atualizados (algo que poucos países latino-americanos possuem) e que qualquer padrão estabelecido deve ser feito após pesquisas exaustivas e com contribuições de fabricantes e outras entidades relacionadas.

Casos latino-americanos

Dentro do C40 estão mais de uma dezena de cidades e algumas delas também participaram do evento para compartilhar suas ações e novidades.

Luis Guillen Vidal, diretor geral de qualidade ambiental de Lima/Callao, apresentou o plano de ação 2021-2025 da cidade. Desde 2021, Lima-Callao está definida como Zona de Atenção Prioritária em termos de gestão ambiental.

Segundo o executivo, o plano tem três objectivos principais: melhorar a qualidade do ar; propor ações; e tomar decisões. Em seguida, são propostos oito objetivos específicos, entre os quais se destacam a redução de poluentes, o fortalecimento do sistema de monitoramento da qualidade do ar e a disponibilização de instrumentos econômicos para a promoção de tecnologias limpas.

Espera-se que a preparação do projecto de decreto supremo e as avaliações das razões estejam prontas até ao primeiro trimestre do próximo ano. Durante o segundo semestre deverá decorrer a elaboração da proposta regulamentar de legislação sobre máquinas móveis todo-o-terreno.

Henry Cheung Henry Cheung, do California Air Resources Board, apresentou uma visão geral do programa da Califórnia para reduzir as emissões de equipamentos fora de estrada no estado.

Por sua vez, Hugo Sáenz, vice-diretor da secretaria distrital de meio ambiente de Bogotá, apresentou o programa “Por um novo ar, vamos concordar com Bogotá”. O programa procura reforçar o controlo das fontes poluentes, reduzir as emissões e promover a governação do ar. O executivo destacou a ampliação da rede de monitoramento da qualidade do ar e o desenvolvimento de protocolos para contagem de partículas veiculares. Além disso, mencionou o programa de renovação de frota e o financiamento do FonCarga para ajudar os proprietários de caminhões a comparar novos equipamentos e melhores tecnologias.

A Cidade do México também apresentou seu programa ProAire ZMVM 2021-2030, que busca melhorar a qualidade do ar na área metropolitana. O programa visa reduzir a poluição em 20-25% até 2030.

Foi destacada a importância do inventário de emissões e mencionado que, graças à melhoria dos níveis, pelo menos 6.000 mortes poderiam ser evitadas em 2030.

Ministério em ação

Jorge Guerra Alegría, chefe do subdepartamento mestre do departamento de máquinas do Ministério de Obras Públicas (MOP) do Chile, apresentou a experiência que o portfólio teve com a implementação de filtros DPF (filtro de partículas diesel).

O MOP possui 766 equipamentos em todo o país, sendo 25 na Região Metropolitana, e o objetivo do portfólio é que todos possam ser equipados com filtro DPF, que teria capacidade de eliminar 99% de material particulado pesado matéria emitida por máquinas pesadas. Para colocar em perspectiva, o executivo mencionou que “650 máquinas pesadas com filtro DPF equivalem a uma sem filtro em termos de poluição”.

A título de exemplo, Guerra comentou uma determinada equipa pertencente ao MOP. Um bulldozer Caterpillar D8 de 2004, que graças à aplicação do DPF reduziu as emissões de PM 2,5 em 58,6 kg num ano.

Guerra partilhou ainda detalhes sobre uma missão realizada pela Calac+ à Europa para conhecer as experiências de Oslo na aplicação de equipamentos elétricos em obras e revelou que o MOP já está a trabalhar num projeto piloto que procura identificar o tipo de trabalho a realizar descobrir, calcular o maquinário ideal, determinar a viabilidade técnica e contar com suporte técnico e treinado.

Mundo privado

Mas nem tudo tem a ver com regulamentações governamentais, o seminário enfatizou a necessidade de tanto o mundo público como o privado conversarem constantemente.

Steve Berry, representante da Engine Manufacturers Association (EMA), ofereceu uma perspectiva única sobre as tecnologias atuais disponíveis no mercado e como estas podem ser alinhadas com as novas regulamentações em desenvolvimento. Berry enfatizou a necessidade de os governos se envolverem ativamente com os fornecedores. Esta colaboração permitir-nos-ia determinar de forma eficiente as tecnologias disponíveis em diferentes países e garantir que ambas as partes trabalhassem em conjunto para alcançar os resultados desejados.

Hugo Landa, de la secretaria de medioambiente y recursos naturales de México Hugo Landa, do Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais do México.

Além disso, Berry forneceu recomendações práticas para o desenvolvimento de novas regulamentações, destacando a importância de considerar as realidades e capacidades tecnológicas atuais ao estabelecer regulamentações.

Do setor privado, Cristián Peters ofereceu uma visão detalhada dos esforços atuais das empresas fabricantes de equipamentos em termos de tecnologias de baixas emissões. Peters partilhou informações sobre as inovações (algumas delas já disponíveis na região), destacando as soluções que as empresas estão a implementar para reduzir a sua pegada de carbono e cumprir as regulamentações ambientais.

Conclusiones

A construção, como espinha dorsal do desenvolvimento, tem a responsabilidade e o desafio de se reinventar. Este seminário demonstrou que há vontade e empenho para o fazer. No entanto, é essencial que estas conversações se traduzam em ações concretas e políticas eficazes.

A transição para uma indústria da construção mais limpa e sustentável não será fácil nem rápida, mas acontecimentos como este mostram que é possível. A colaboração internacional, o investimento em investigação e desenvolvimento e a vontade política serão fundamentais para garantir um futuro mais verde para todos.

Concluindo, o seminário lembrou que, embora o caminho para a sustentabilidade esteja repleto de desafios, também está repleto de oportunidades. É hora de tirar vantagem deles.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL