Estabilidade no faturamento da indústria de materiais de construção em setembro.

Previsão positiva no início do ano não se concretizou.

A nova edição da pesquisa Índice, elaborada pela FGV com dados do IBGE que traz os dados de faturamento do setor foi apresentada, no último dia 05 de outubro, durante evento fechado para associados da ABRAMAT. O estudo indica que em setembro de 2023 o faturamento deflacionado das indústrias de materiais apresentou retração de 0,1% em comparação com o mesmo mês de 2022. Já na comparação com o mês anterior, o faturamento de setembro apresentou queda de 0,21%. Para este ano, a estimativa do faturamento continua apontando uma contração de 1,0%.

São apontados também os dados consolidados de agosto de 2023. No período, a indústria de materiais de construção teve faturamento 2,0% menor que o observado em agosto de 2022. Os materiais básicos tiveram aumento de 0,4% e os materiais de acabamento queda de 5,7% na base de comparação interanual.

Em sua abertura, Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT, destacou que a retração do setor no ano está sendo reduzida mês a mês, devido a fatores que devem permitir projetar um 2024 mais promissor. “A manutenção e desenvolvimento do Projeto Construa Brasil, o lançamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a efetiva implementação do Minha Casa Minha Vida, a retomada de obras paradas, a redução progressiva das taxas de juros com inflação sob controle, e o avanço na aprovação de reformas estruturantes no Congresso são externalidades positivas que, somadas ao trabalho propositivo de todos os participantes do ecossistema da construção, estão contribuindo para amenizar a queda no faturamento em 2023”, explica Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT.

Apresentação FGV – Ana Maria Castelo – Coordenadora de Projetos da Construção do FGV Ibre, trouxe sua visão sobre o futuro da indústria de materiais de construção e apresentou a atualização da expectativa para o desempenho da indústria de materiais de construção em 2023 e quais as expectativas para o próximo ano, considerando três cenários: neutro, otimista e pessimista.

Quanto aos números do setor para este ano a economista da FGV Ibre destacou que a previsão positiva no início do ano não se concretizou. “Tínhamos uma previsão mais otimista no começo de 2023, mas essa evolução recente não nos permite fazer uma revisão para cima. A estimativa fica mantida até o momento na faixa de -1,0%, na qual base tem desempenho positivo de 2,5%, e acabamento com queda de -6,3%”. Ana Maria Castelo ainda reforçou que “o resultado já foi fortemente negativo, mas agora começa a ter uma melhora”.

Foram apresentadas pela FGV as expectativas para o setor em 2024: “Do ponto de vista neutro, vemos que a indústria de materiais de construção tende a apresentar crescimento de 2%, já no cenário pessimista o setor deve apresentar 0,5% de alta, e no cenário otimista temos a indústria de materiais de construção com crescimento de 3,5%”.

Além disso, durante este evento a ABRAMAT lançou a nova edição anual do Perfil da Cadeia Produtiva da Construção 2023, com dados atualizados até 2022. De acordo com Navarro, a ABRAMAT segue trabalhando junto a todos os interlocutores do setor da construção. “Atuamos para que tenhamos diagnósticos precisos, baseados em fatos e dados, e principalmente múltiplas propostas para a melhoria do ambiente de negócios do setor, facilitando a missão que temos de ser um dos principais pilares da retomada econômica para o país, com geração de empregos, renda e atração de investimentos”, comentou.

 

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL