Está criado o Grupo Pavimentos Urbanos de Concreto
By Fausto Oliveira04 November 2019
Formou-se na semana passada o Grupo Pavimentos Urbanos de Concreto, uma ação institucional que reúne diversas entidades do setor cimenteiro/concreteiro, além de empresas provedoras relacionadas e representantes do poder público interessados em utilizar em obras a solução do pavimento rígido.
Puxado pela ABCP, ABESC, ABNT, IBRACON e IBTS, o projeto é um esforço de ação perene que pretende consolidar no Brasil uma nova cultura de obra viária que considere a opção de pavimentos rígidos (feitos de concreto) de maneira equilibrada, diferente do que ocorre hoje, em que a opção flexível (asfáltica) é tacitamente predominante.
Para isso, os cerca de 50 participantes da primeira reunião, que ocorreu no dia 1 de novembro na sede da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) em São Paulo, concordaram em se dividir em subgrupos de trabalho que visarão o esclarecimento público, a formação de materiais técnicos e de orientação profissional e a representação da ideia do pavimento urbano de concreto junto aos poderes públicos e empresas.
O Grupo Pavimentos Urbanos de Concreto nasceu oficialmente na semana passada, mas já detém o conhecimento acumulado de muitas viagens internacionais feitas pelos representantes das entidades líderes do processo, principalmente ao México, Argentina e Chile. Estes três países latino-americanos têm experiências consolidadas no pavimento urbano de concreto, cada qual com sua formatação mercadológica e técnica.
As experiências estudadas serão a base para a formação de uma norma brasileira na ABNT para pavimentos urbanos de concreto. Com essa institucionalização normativa, a solução de pavimento rígido poderá florescer no Brasil tanto quanto nestes outros mercados latino-americanos.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

