Especificando o reboque certo

Talber Paving Alguns reboques possuem rampas “aparafusadas” especialmente projetadas que fornecem um ângulo de carregamento mais gradual para a parte traseira.

O equipamento de pavimentação apresenta um conjunto único de desafios quando se trata de transporte. Além da baixa distância ao solo e das transições de nivelamento suaves das rampas dianteiras para a plataforma e da plataforma para a traseira do reboque, os operadores também devem considerar a versatilidade de carga mista para maximizar não apenas a eficiência, mas também o desempenho e o ROI ( Retorno Sobre Investimento) geral. Além disso, garantir a segurança das tripulações, do público e da equipe depende da especificação do modelo correto.

Embora a escolha da correta possa ser desafiadora, há certos pontos que os empreiteiros podem levar em consideração ao selecionar um reboque apropriado para transportar o equipamento de pavimentação com segurança e eficiência.

Ângulo de carregamento

Troy Geisler, vice-presidente de vendas e marketing da Talbert Manufacturing, explica que um dos maiores desafios geralmente é levar o equipamento até o reboque. Alguns equipamentos de construção de estradas requerem declives de carregamento mais longos, sejam carregados pela frente ou por trás. Os modelos de maior capacidade também exigem um ângulo de carregamento mais suave na parte traseira. “Atender a esse requisito não é impossível, você só precisa da abordagem certa”, diz ele.

Para equipamentos de 25 toneladas ou menos, modelos de reboque de etiqueta longa podem ser usados ​​para transportar equipamentos com pouco espaço livre. Os ângulos de carga variam de acordo com o fabricante, alguns até 7 graus.

No entanto, o ângulo de carregamento é minimizado por rampas mais longas e caudas de castor. Isso pode limitar onde um reboque pode ser carregado ou descarregado. Além disso, rampas mais longas também são mais pesadas, tornando o levantamento e o abaixamento manuais um processo trabalhoso. Para eliminar a necessidade de lidar com rampas pesadas, o ideal é buscar um com rampa de ar ou capacidade de inclinação de ar. Isso aumenta a eficiência e a segurança.

Talber Paving Os modelos com pescoço de ganso removível eliminam a necessidade de entrar e sair do eixo traseiro do trailer.

Os reboques de pescoço de ganso removíveis são outra opção que oferece maiores capacidades para melhor versatilidade de carga mista. Este projeto elimina a necessidade de entrar e sair do eixo traseiro do trailer, economizando tempo, aborrecimento e despesas, enquanto prolonga a vida útil do reboque. “No entanto, esses reboques nem sempre fornecem um ângulo de carga baixo, então é melhor trabalhar com um fabricante para chegar a um projeto personalizado que seja otimizado para qualquer carga prevista, seja equipamento de pavimentação ou uma combinação de outro equipamento de construção.” , avisa o executivo.

Também estão disponíveis modelos híbridos que combinam os benefícios de um design lowboy com recursos especializados para o transporte de equipamentos de pavimentação. “Essas unidades oferecem uma inclinação de carga mais longa e a melhor capacidade de levantamento da classe. Uma plataforma de 26 pés (cerca de 8 metros) e capacidade de 50 toneladas permite que os operadores transportem uma grande variedade de equipamentos, desde carregadeiras e escavadeiras a rolos e pavimentadoras. As rampas ‘aparafusadas’ especialmente projetadas fornecem um ângulo de carregamento mais gradual na parte traseira (15 ° em vez do ângulo padrão de 35 °), aumentando a versatilidade para um público mais amplo de empreiteiros ”, explica ele.

Por último, ao considerar o ângulo de carregamento, independentemente de o equipamento se aproximar do reboque pela frente ou por trás, uma transição suave de uma superfície para outra é imprescindível. Qualquer solavanco entre o solo e o convés ou convés e o convés traseiro pode tornar o carregamento mais difícil e perigoso, pois força os operadores do equipamento a aumentar a potência para ultrapassar o obstáculo.

Capacidade

Ao lado do ângulo de carga, a capacidade é provavelmente o fator mais importante ao especificar um reboque. Mas essa tarefa nem sempre é tão simples, pois determinar a capacidade real de um reboque geralmente significa olhar além do número na folha de especificações.

Nem todos os lowboys de 55 toneladas são iguais. Todos eles podem ser capazes de transportar 55 toneladas, mas operadores experientes sabem que a concentração de carga desempenha um grande papel em quão bem eles desempenham naquele peso.

Alguns reboques precisarão de todo o comprimento do convés para transportar com segurança 55 toneladas, enquanto um de terceiros pode precisar apenas da metade do comprimento do convés para o mesmo peso. “Como as cargas raramente são uniformes, ter um reboque com capacidade de meio convés dá aos operadores uma indicação mais realista do que o reboque será capaz de suportar sem falha estrutural.

Os fabricantes que oferecem capacidade de meio convés geralmente projetam com uma base de carga rígida de dois pontos que leva em consideração o espaçamento dos pneus, ou pontos quentes, de equipamentos grandes e maquinários pesados. Isso torna os reboques classificados de meio convés mais versáteis e eficientes para essas cargas ”, diz Geisler.

Dimensões

Além do ângulo de carga e da capacidade, os operadores também devem considerar o tamanho do equipamento que irão transportar. Começando com a maior peça de equipamento, a altura, largura e peso devem ser identificados. Observe que o que está na folha de especificações pode não incluir acessórios.

Além disso, as operações que buscam movimentar várias equipes em uma viagem devem considerar o peso e as dimensões combinados ”, recomenda o executivo.

Essas informações ajudarão a determinar a altura máxima da plataforma carregada para evitar que a carga seja superdimensionada: menos de 4,11 metros. Todos os reboques são projetados com um certo grau de curvatura, ou o arco que se forma no centro de um reboque vazio, o que ajuda a evitar deflexão excessiva nas vigas principais.

Conforme o reboque é carregado, o arco se achata e uma carga total significaria uma cama plana, resultando na altura anunciada da cama carregada. “É importante estar ciente de que se um reboque não estiver carregado com sua capacidade máxima pode ser maior, porque a plataforma não se achatou completamente com o peso da carga”, sugere Geisler.

Talber Paving O equipamento de pavimentação apresenta um conjunto único de desafios quando se trata de transporte.

Assim que as dimensões máximas forem determinadas, é hora de encontrar um reboque que reúna tudo.

Pavimentando o caminho

“Especificar um reboque para equipamentos de pavimentação pode ter mais algumas considerações, mas ter o equipamento certo promete maior segurança e eficiência em cada trabalho. Reservar um tempo para discutir opções com revendedores e fabricantes experientes ajuda as operações a garantir que eles tenham o reboque certo entre a estrada e a carga para um sucesso de longo prazo”, conclui ele.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL