Espanha de olho no plano de infraestrutura do México
By Fausto Oliveira04 September 2014
Em visita oficial ao México, a ministra espanhola do Fomento, Ana Pastor, pôs as empresas estatais e privadas de seu país à disposição do governo do presidente Enrique Peña Nieto para realizar os projetos de seu ambicioso plano de infraestrutura.
Ana Pastor comentou especificamente o recente anúncio da construção de um novo aeroporto na Cidade do México, que poderá mais que dobrar a capacidade da capital do país para receber passageiros internacionais e certamente agregará mais competitividade à economia mexicana.
A ministra espanhola está de olho na possível participação da AENA (Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea), estatal que administra dezenas de aeroportos na Espanha e alguns mais ao redor do mundo e se configura como uma empresa concessionária global de serviços aeroportuários. Em sua visita, Ana Pastor esteve acompanhada do presidente dessa empresa, José Manuel Vargas.
O investimento anunciado para a construção de um novo aeroporto na capital mexicana será de mais de US$ 9 bilhões. A agenda do processo de licitação será divulgada antes do fim do ano, de acordo com o governo do país.
Crise
Desde a derrocada da economia espanhola após a crise financeira de 2008, as principais empresas espanholas de construção e concessionárias de diversos serviços de infraestrutura puseram todas as fichas no mercado latino-americano de concessões. Assim foi no Chile, Peru, Brasil, Colômbia e agora com o plano de infraestrutura do México.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

