Espanha de olho no plano de infraestrutura do México

By Fausto Oliveira04 September 2014

Ana Pastor

Ana Pastor

Em visita oficial ao México, a ministra espanhola do Fomento, Ana Pastor, pôs as empresas estatais e privadas de seu país à disposição do governo do presidente Enrique Peña Nieto para realizar os projetos de seu ambicioso plano de infraestrutura.

Ana Pastor comentou especificamente o recente anúncio da construção de um novo aeroporto na Cidade do México, que poderá mais que dobrar a capacidade da capital do país para receber passageiros internacionais e certamente agregará mais competitividade à economia mexicana.

A ministra espanhola está de olho na possível participação da AENA (Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea), estatal que administra dezenas de aeroportos na Espanha e alguns mais ao redor do mundo e se configura como uma empresa concessionária global de serviços aeroportuários. Em sua visita, Ana Pastor esteve acompanhada do presidente dessa empresa, José Manuel Vargas.

O investimento anunciado para a construção de um novo aeroporto na capital mexicana será de mais de US$ 9 bilhões. A agenda do processo de licitação será divulgada antes do fim do ano, de acordo com o governo do país.

Crise

Desde a derrocada da economia espanhola após a crise financeira de 2008, as principais empresas espanholas de construção e concessionárias de diversos serviços de infraestrutura puseram todas as fichas no mercado latino-americano de concessões. Assim foi no Chile, Peru, Brasil, Colômbia e agora com o plano de infraestrutura do México.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Construção de Rodovias: O caminho para o futuro
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para construção de estradas estão se concentrando na autonomia, energia e maior integração digital.
Preparação para a M&T a todo vapor
Após ser adiada devido à pandemia, a indústria de construção latino-americana se reunirá novamente no Brasil no final de agosto.
Colômbia: Pavimentando o futuro
O país está finalizando seu programa de projetos 4G enquanto dá os primeiros passos nas Concessões do Bicentenário.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL