Escavadeiras Link-Belt trabalham na construção de tanques de piscicultura

24 May 2022

A piscicultura brasileira cresceu 4,7% em 2021, produzindo mais de 800.000 toneladas de peixes cultivados, segundo um levantamento da Asociação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR).

Modelo X3E. (Foto: Link-Belt)

Um dos reflexos deste aumento é a demanda pela construção de tanques escavados, sejam eles feitos de terra, reproduzindo o ambiente natural do peixe ou revestidos de alvenaria. O cuidado na construção dessas estruturas é fundamental para o sucesso da criação de peixes. Pré-Moldados Flor do Campo e Sorrimetal, ambas empresas do Estado de Mato Grosso, realizam estas escavações, entre outras atividades, utilizando escavadeiras Link-Belt.

A Pré-Moldados Flor do Campo, com sede em Guarantã do Norte, conta atualmente com duas escavadeiras da série X3, modelos 210XE3 e 210X2, para fornecer serviços de escavação, terraplenagem, drenagem e remoção de tocos. A diretora da empresa, Márcia Galon, disse que a escavação das lagoas envolve diferentes processos e que o equipamento Link-Belt é produtivo e econômico. “Descobrimos que a série X3 tem baixo consumo de diesel e fácil manutenção, além de ser versátil em vários processos, sem sacrificar a produtividade”, disse ela.

Gilberto Geraldo Brandalise. (Foto: Link-Belt)

Por sua vez, a Sorrimetal, com unidades em Sorriso e Sinop, presta serviços para a construção de lagos e é ativa na fabricação de estruturas metálicas. O co-proprietário da empresa, Gilberto Geraldo Brandalise, destacou que a combinação de agilidade, economia e durabilidade são os diferenciais da Link-Belt. Cliente da marca desde 1988, tem dois modelos 210X3E como aliados das variadas operações da Sorrimetal, principalmente para atender a piscicultura, incluindo a abertura de valas.

A versatilidade da série X3E é atribuída aos diferentes modos de trabalho, o que garante um controle preciso sobre todas as aplicações da máquina. Para trabalhos que exigem uma alta taxa de utilização da máquina (por exemplo, grandes cargas), a escolha deve ser para o modo SP (Speed Priority). O modo H (Pesado), por outro lado, é adequado para trabalhos onde é necessário ter o torque total do motor produzindo alta força de escavação, sendo um modo de trabalho focado em potência e economia. Finalmente, o modo A (Potência Aplicada), que é destinado à economia total, tem 13 diferentes configurações de RPM e é ideal para atividades que vão desde içamento, acabamento de taludes, carregamento e escavação leve.

Márcia Galon, da Pré-Moldados Flor do Campo. (Foto: Link-Belt)

Pré-Moldados Flor do Campo e Sorrimetal são servidos pela SP Máquinas, distribuidor Link-Belt nos estados do Mato Grosso e do Pará. Ambos os clientes acrescentam que a segurança e o conforto do operador também são fatores essenciais na escolha do equipamento. As cabines das escavadeiras têm certificações internacionais de segurança ROPS e FOPS (OPG), câmera de visão traseira padrão no painel, bomba de reabastecimento padrão e cinco pontos de iluminação de trabalho. O sistema de telemetria RemoteCARE compila informações sobre o desempenho da escavadeira no campo, coletando dados que vão desde o consumo de combustível até a temperatura do motor, assim como informações de manutenção.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL