Escassez de capital humano também gera preocupação no Chile

By Clarise Ardúz06 September 2013

Randstad

Randstad

A escassez de mão de obra é um tema que também preocupa os chilenos. Tanto é assim que a consultora multinacional de Recursos Humanos Randstad, realizou, no dia 5 de setembro, a I Jornada Empresarial da Construção “Escassez de Capital Humano e necessidade de mão de obra qualificada”, em um hotel de Santiago, onde analisou o panorama atual e os desafios que o setor deverá enfrentar com relação ao tema, além das estratégias que as empresas estão adotando, como, por exemplo, a contratação de profissionais estrangeiros, mulheres e pessoas de meia idade.

O CEO da Randstad, Pedro Lacerda, ofereceu um bom panorama da situação atual e futura. “Hoje o país enfrenta uma taxa de empregabilidade histórica na indústria da Construção, o que a primeira vista soa positivo, mas tem se transformado em uma verdadeira dor de cabeça para quem tem, entre suas mãos, projetos imobiliários. Se consideramos, também, que existe um portfólio de projetos e investimentos que a grande mineração realizará durante os próximos anos, prevemos que a escassez de capital humano especializado é um tema que é relevante e que devemos levar em consideração”.

Outros especialistas que também participaram da jornada, comentaram sobre suas estratégias que vão desde fazer recrutamento de capital humano no exterior, até desenvolver novas técnicas de construção e, inclusive, contratar jovens técnicos e profissionais que ainda não tenham concluído seus estudos formais e capacitá-los.

Segundo dados da Fundação Chile, o setor construção precisará contar com aproximadamente 200 mil trabalhadores até 2014 para poder suprir as necessidades em gigantescos projetos de obras civis, energia e mineração.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Dicas para maior eficiência de equipamentos
Quatro dicas testadas ao longo do tempo para aumentar o tempo de atividade
AMMANN: Soluções competitivas e integradas
Com uma linhagem familiar de sucesso, a Ammann se destaca no cenário internacional desde 1869. Hans-Christian Schneider, atual CEO da Ammann, é a sexta geração a administrar a empresa que mantém sua curva de crescimento e notoriedade.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL