Erco Energía mitigará a emissão de 22.000 toneladas de CO2 com um projeto fotovoltaico de grande escala
27 November 2023
A meta da Erco para 2030 é ter 1 GW de geração de energia instalada.
A Erco Energía, empresa especialista em energia na Colômbia, comemora um marco significativo com a entrada em operação de suas duas primeiras usinas solares de grande porte em Tolima.
As duas usinas localizadas no município de Guamo têm potência instalada de 9 MW (megawatts) e 9,9 MW (megawatts), gerando aproximadamente 44 GWh (gigawatts-hora) por ano, o que equivale a evitar a emissão de 22 mil toneladas de CO2. por ano. Esta produção de energia será integrada ao Sistema Interligado Nacional da Colômbia.
De referir que o projecto teve um investimento aproximado de 90.000 milhões de pesos (cerca de 22,4 milhões de dólares) e priorizou a contratação de mão-de-obra local, sob padrões internacionais de sustentabilidade que permitiram a socialização e a participação activa da comunidade em todas as acções.
Da mesma forma, foram realizadas atividades de reflorestamento, criados 230 empregos locais, incentivada a contratação de mulheres para trabalhos de montagem de painéis e realizadas ações de melhoria de moradias, infraestrutura viária e iluminação de calçadas.
A Erco Energía destaca que os parques de energia solar não só beneficiam a comunidade envolvente pelo seu impacto económico, mas também estarão à disposição das empresas que pretendam ter energia limpa certificável. “Ao serem integrados ao Sistema Interligado Nacional, permitirão que centenas de empresas obtenham energia limpa certificada sem investir em infraestrutura e possam fazer a transição para energia limpa para realizar suas operações”, explica Juan Camilo López Llano, CEO da a empresa.
Estes projetos fotovoltaicos representam um marco importante para a Erco Energía ao fortalecer o seu portfólio e lançar uma nova linha de negócios focada na geração de energia limpa: Erco Power. “A Erco já atuava na construção de usinas solares para terceiros e na comercialização de energia. Construir e ter parques solares próprios nos consolida como a única empresa colombiana que impacta toda a cadeia energética: construção, geração, operação e manutenção e comercialização de energia”, acrescentou López.