Equippo persegue o status de unicórnio

Michael Rohmeder, co-fundador e CEO da Equippo, que está iniciando o equipamento usado, espera que a última rodada de financiamento da empresa ajude a alcançar o status de “unicórnio”. Lucy Barnard descobre como.

Toda vez que Michael Rohmeder dá uma entrevista, seu mercado online para equipamentos de construção usados Equippo é comparado com outro start-up tecnológico.

Na Colômbia, La República o chamou de “o Uber das máquinas”, na Alemanha, Business Insider o chamou de “Zalando para escavadeiras”. E na Suíça, a Tag Anzeiger, com sede em Zurique, descreveu o negócio como “eBay para máquinas de construção”.

Equippo.com permite aos clientes comprar equipamentos pesados usados inspecionados, desde escavadeiras a empilhadeiras, e depois transportá-lo diretamente do local de trabalho para o local de trabalho com custos de frete antecipados calculados antes da compra.

Para Rohmeder, que co-fundou a Equippo em 2014 com Philipp Knobel, as comparações também alimentam uma ambição antiga de levar seu negócio do início para uma avaliação de US$ 1 bilhão, alcançando o chamado status de “unicórnio”.

De acordo com a plataforma de análise de negócios CB Insights, em março de 2022, havia apenas cerca de 1.000 empresas de unicórnio no mundo e apenas um punhado delas estão sediadas no espaço de construção ou tecnologia de construção.

Os fundadores da Equippo Michael Rohmeder (esquerda) e Philipp Knobel. (Foto: Jorma Mueller, Equippo)

Agora, Rohmeder, um ex-gerente de contas do Ritchie Bros, especialista em leilões de equipamentos pesados com sede no Canadá, está introduzindo o rastreamento do valor da frota em tempo real e informações sobre emissões de carbono para proprietários de frotas como parte de seus ambiciosos planos de expansão.

Certamente, se os investidores da Equippo tiverem alguma coisa a esperar, então as expectativas são altas. Entre seus financiadores, a empresa pode contar Credit Suisse e McKinsey, assim como a empresa suíça de capital de risco btov Partners e o empresário Daniel Gutenberg, um dos primeiros investidores no Facebook e Airbnb, que pode contar pelo menos 12 unicórnios em sua carteira.

“Gutenberg é conhecido como o caçador de unicórnios porque inicialmente ele investiu em pelo menos 12 unicórnios até hoje e eu planejo ser um dos próximos, provavelmente não o próximo, mas planejo ser um de seus próximos parceiros”, diz Rohmeder.

Nos últimos oito anos, a Equippo cresceu de uma empresa iniciante para um importante player no mercado de equipamentos de construção usados, facilitando milhares de vendas a cada ano de vendedores principalmente em seus cinco principais mercados da França, Alemanha, Suíça, Holanda e Bélgica para compradores em todo o mundo com clientes tão distantes quanto a Colômbia, Tanzânia e Vietnã.

Em 2019, a empresa iniciou leilões on-line regulares como parte do que a Rohmeder descreve como “mudanças no modelo de negócios”. E agora, diz ele, a empresa está preparada para uma grande expansão.

Embora, de acordo com as contas da Rohmeder Equippo, “não estão configuradas” para medir a rentabilidade, ele estima que o negócio principal é lucrativo ou “muito próximo”. Entretanto, ele diz que o modelo de alto crescimento da empresa significa que ela está investindo regularmente somas substanciais em novos mercados e novas tecnologias.

Wallenius Wilhelmsen lidera a última rodada de arrecadação de fundos

Em fevereiro, a empresa encerrou sua última rodada de financiamento, levantando “milhões” de euros de um levantamento em dinheiro liderado pela gigante norueguês-sueca de logística e transporte Wallenius Wilhelmsen Group, bem como empresas de capital de risco Venture Incubator e btov Partners.

A rodada de levantamento de fundos significou que Wallenius Wilhelmsen adquiriu uma participação minoritária na empresa, elevando o número total de acionistas da Equippo para seis: dois fundadores, dois investidores de capital de risco e a multinacional japonesa Sumitomo Corporation, que comprou uma participação na empresa em uma rodada anterior de levantamento de fundos, todos com participações de tamanho semelhante.

Rohmeder diz que a Equippo já tem um forte relacionamento com a divisão de Serviços de Carga Anormal (ALS) da Wallenius Wilhelmsen na Holanda, que emprega regularmente de forma ad hoc para fornecer mão-de-obra para ajudar nas recolhas e entregas ou na substituição de peças de reposição. E, a longo prazo, ele espera que talvez permita à Equippo substituir peças de reposição e agregar valor enquanto a máquina estiver em trânsito.

Foto: Wallenius Wilhelmsen

“Quando procuramos investidores, é muito fácil conseguir dinheiro, mas não é tão fácil conseguir dinheiro inteligente”, diz Rohmeder. “Não queremos apenas um investidor que olha muito míope para o retorno do investimento porque estamos construindo algo grande”. Estamos à procura de investidores que possam nos ajudar a chegar a essa escala e tamanho mais rápido do que apenas dinheiro. (...) Fizemos parceria com eles por causa do conhecimento que têm sobre logística de equipamentos, mas em segundo lugar, por causa do potencial a longo prazo que poderíamos usar alguma de sua infra-estrutura para criar um produto para compradores onde possamos agregar valor a esse equipamento à medida que ele é enviado”.

Então, o investimento poderia sinalizar a primeira etapa de uma compra ou fusão mais ampla da empresa? A Rohmeder é rápida em não descartar nada nesta fase, mas insiste que não foi essa a intenção por trás do acordo.

“Eu acho ótimo quando você tem múltiplos cenários de saída em potencial”, diz ele com cuidado. “Como fundador, acho que o mais óbvio é que um dia levaríamos a empresa ao público. Outro cenário pode ser que vendemos para qualquer tipo de comprador corporativo e é ótimo quando você tem múltiplos interessados que confiam em você, mas essa não é realmente a razão pela qual nós permitimos que eles invistam. Na verdade, não queremos que ninguém tenha uma rota preferencial para comprar de nós”.

A Equippo planeja gastar o dinheiro arrecadado na construção de sua oferta tecnológica. A empresa planeja implantar aos clientes dois pacotes de tecnologia que já desenvolveu para uso interno que, segundo ela, permitirá aos proprietários de equipamentos estimar o valor de cada equipamento pesado que possuem e, em seguida, usando uma análise de Tendências de Mercado em tempo real tirada da Internet e uma aplicação de inspeção aprofundada para avaliar a condição e determinar o melhor momento para vendê-los.

A nova oferta tecnológica da Equippo

“Nossa principal vantagem sobre todos os outros tem que ser nossa tecnologia”, diz Rohmeder. “Estamos gerando muito valor em nossa abordagem de como avaliamos e precificamos nossos equipamentos usados e este software que temos em produção para nossos propósitos internos se tornará o elemento chave de conteúdo de nosso novo software onde disponibilizamos essa tecnologia para as empresas de aluguel e para os construtores”.

Estaleiro da Equippo em Zeebrugge, Bélgica. Foto: Equippo

É um movimento ousado em um mercado cada vez mais competitivo e em crescimento. Em 2020, Ritchie Bros adquiriu a Rouse Services, especialista em dados sediada em Los Angeles, por $275 milhões como parte de um plano para fornecer soluções de gerenciamento de estoque aos clientes. A Euro Auctions, sediada na Irlanda do Norte, que está atualmente em processo de aquisição pela Ritchie Bros, também planeja oferecer aos clientes análises de dados.

Rohmeder, que se orgulha de ter comprado sua primeira peça de equipamento pesado aos 14 anos de idade, está particularmente orgulhoso do aplicativo de inspeção de veículos da empresa. Ele permite que os proprietários de frotas inspecionem e carreguem informações de máquinas em detalhes granulares, usando informações IOT de sensores, códigos de falha do motor ou inspeções de retorno de aluguel para avaliar a eletrônica, hidráulica e motor de uma máquina.

“Quase todos no setor cometem consistentemente o erro de dar um preço sem conhecer a condição”, diz ele. “Eu tenho um elevador aéreo JLG 260 2008, quanto vale? Não há uma resposta correta sem perguntar qual é a condição? E essa questão precisa entrar em detalhes. Você realmente precisa ter uma imagem muito boa da condição; caso contrário, você estará errado em sua avaliação do valor, então essa é nossa principal força”.

Em última análise, ele diz, a Equippo fornecerá aos proprietários de frotas um simples cockpit de valor de frota baseado na web que se conecta às fontes de dados da frota IoT e depois fornece um valor de frota baseado em condições e configurações em tempo real com informações de tendências e depois a sugestão certa quando vender e quando manter. E o valor monetário não é a única coisa que a Equippo diz que sua cabine será capaz de avaliar. A Rohmeder diz que também será capaz de avaliar as emissões de carbono, permitindo aos proprietários de frotas ver facilmente quais máquinas são mais poluentes do que outras e como compensar as emissões.

Rohmeder diz que, ao fornecer relatórios, vídeos, vídeos e testes de funcionalidade aos compradores antes que eles se comprometam com uma compra, a Equippo está reduzindo as chances de ter que honrar sua garantia de devolução de dinheiro de alto nível onde a empresa oferece reembolsos totais e devoluções gratuitas. em qualquer máquina com a qual o comprador não esteja completamente satisfeito durante um período experimental de cinco dias. Atualmente, diz-se que os clientes estão invocando a garantia em cerca de 0,3% do total de vendas anuais da empresa.

Garantias de devolução do dinheiro

“Quando isso acontece, é muito caro, muito doloroso”, diz ele. “Na maioria dos casos estamos lidando com profissionais, estamos lidando com empresas que sabem exatamente o que querem”. E então, se fizermos um bom trabalho de descrição honesta do equipamento, ele não volta”.

A segunda área onde a Equippo planeja utilizar seu novo caixa é financiar uma expansão agressiva tanto na França como na Alemanha com o objetivo de se tornar líder de mercado e vender cerca de 3000-3500 unidades a cada ano em ambas.

“Queremos ser um dos grandes players no mercado global de equipamentos usados como um mercado de rápido crescimento tecnológico e start-up”, diz ele. “Nos tornamos um jogador muito importante que é maior do que a maioria das empresas comerciais, mas que não tem uma posição de liderança no mercado em nenhum lugar”.

“Estamos dizendo a nossos investidores que queremos ser um líder de mercado na Alemanha ou na França. Neste momento, estamos vendendo milhares de unidades por ano, mas esse número é para toda a empresa, não apenas na Alemanha ou não apenas na França. Portanto, ainda há algum terreno a ser coberto. Então, logo após isso ter sido alcançado, queremos usar esse livro para crescer em outros mercados europeus e também nos aventurarmos nos EUA”.

De acordo com a empresa, entre 80% e 90% de seus negócios são internacionais, o que significa que ela atravessa uma fronteira internacional. E, desse negócio internacional, entre 30% e 50% conta como intercontinental com máquinas saindo da Europa para outras partes do mundo.

“Cada mês é diferente”, diz Rohmeder alegremente. “Desistimos de prever para onde algo está indo há algum tempo. Às vezes você apenas sabe: isto é para o Vietnã. Mas, na maioria das vezes, não é assim que o mercado funciona. Acho que isso contribui para uma forma muito diversificada de venda internacional”.

“Os compradores distantes gostam muito de nós porque lhes permitimos comprar algo de maneira confiável, por isso é muito difícil para eles comprar no país sem ter más experiências. Portanto, eles estão realmente felizes conosco”.

Mas com a guerra na Ucrânia ofuscando os negócios globais, haverá muita demanda por equipamentos de construção usados no futuro?

Pedidos para a Rússia e Ucrânia cancelados

A Equippo foi rápida em cancelar pedidos para a Rússia assim que a invasão começou e os pedidos para a Ucrânia não puderam passar, por isso também foram cancelados. Mas Rohmeder diz que o impacto da invasão em todo o mercado provavelmente será muito maior.

“Acho que o mercado mudou enormemente desde a invasão”, diz ele. “O que era uma situação muito clara de baixa oferta e alta demanda não está claro hoje. Temos pontos de dados que indicam que pode estar mudando em massa. Mas então a questão é onde?

“O mercado mundial é de 200 países que se equilibram. São 200 pequenas escalas que estão todas interligadas. Há muitos outros países próximos à Ucrânia que estão extremamente preocupados com o que vai acontecer, incluindo a Alemanha e a França. Costumávamos ver uma demanda muito forte da Europa Oriental, mas agora ela secou. A questão é se isso agora é ou não uma mudança permanente do mercado.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL