Epiroc e Codelco lançam carregadeira 100% elétrica

17 November 2022

Epiroc Chile e Codelco iniciaram um teste piloto do primeiro carregador subterrâneo 100% elétrico, o único de seu tipo na América do Sul, na maior mina subterrânea do mundo. Com uma capacidade de 14 toneladas, o modelo de Bateria LHD (Load, Haul, Dump) Scooptram ST14, fabricado pela multinacional sueca, foi lançado no setor de Mina Diablo Regimiento da Divisão El Teniente da Codelco.

El equipo es único en Sudamérica y reduce en un 100% los gases de efecto invernadero (GEI) al ser accionado por batería. O equipamento é único na América do Sul e reduz as emissões de gases de efeito estufa (GHG) em 100% por ser alimentado por bateria (Foto: Epiroc).

O equipamento alimentado por bateria permite uma redução de 100% nas emissões diretas de gases de efeito estufa (GEE), evitando assim a emissão direta de 433 toneladas de GEE em um ano de operação. Além disso, há uma redução significativa nas vibrações e emissões sonoras, criando um ambiente de trabalho muito mais saudável para os operadores de minas. Além disso, consegue uma redução de 60% nos custos de manutenção, evita o consumo de 160.000 litros de diesel em um ano de operação (por equipamento diesel deslocado da frota) e mostra uma economia significativa na geração de ventilação.

O acordo entre a Epiroc Chile e a Codelco procura validar a eficiência da operação de equipamentos movidos a bateria em comparação com os carregadores a diesel. Desta forma, equipes técnicas de ambas as empresas analisarão diferentes indicadores, tais como desempenho em termos de potência, funcionalidade e consumo de energia no transporte e operação.

John Swift, Gerente Geral da Epiroc Chile disse que “ter uma frota de equipamentos elétricos movidos a bateria produz economia em manutenção, ventilação e refrigeração, e oferece uma grande oportunidade para reduzir a pegada de carbono de nossas operações, que é parte de nossos desafios de sustentabilidade”. Ele acrescentou: “Estamos orgulhosos de contribuir para a criação de um ambiente de trabalho mais saudável, limpo e confortável para os mineiros, isto realmente é uma prioridade para nós.

“Nosso compromisso para 2030 é ser capaz de reduzir nossa pegada de carbono em 70% e um dos aspectos importantes é o equipamento, equipamento móvel no caso da mineração subterrânea onde há instalações maiores, mas também estamos olhando para a mineração a céu aberto, maiores tamanhos, maiores capacidades, que precisamos gerar à medida que os fornecedores desenvolvem esta tecnologia. Este é um passo importante para a sustentabilidade na mineração”, disse André Sougarret, chefe executivo da Codelco.

A Epiroc está globalmente comprometida com a eletromobilidade e está trabalhando para enfrentar o desafio de ter uma frota de equipamentos 100% elétricos até 2030.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL