Epiroc divulga relatório anual de sustentabilidade

By Cristián Peters Quiroga25 March 2021

Apesar dos desafios impostos pela pandemia, a empresa mostrou fortes resultados e comprometimento com metas ambientais, incluindo a remuneração variável de executivos por seu cumprimento, investimento em painéis solares nas fábricas e produção de equipamentos com aço reciclado.

Em suas 152 páginas, o relatório descreve como a Epiroc, apesar de ter sido significativamente impactada pela pandemia de Covid-19, adaptou sua forma de trabalhar, reduziu custos, priorizou a inovação, mostrou resiliência na lucratividade e apresentou resultados sólidos.

Foram estabelecidas novas metas de sustentabilidade de longo prazo, que apoiam o Acordo de Paris e a Agenda 2030 da ONU para Desenvolvimento sustentável. Os objetivos incluem reduzir pela metade as emissões de CO2 em operações e transporte, bem como através uso de equipamentos Epiroc pelos clientes.

Vários avanços foram obtidos nos processos de digitalização, eletrificação e automação das soluções comercializadas pela Epiroc, que reduzem o impacto ambiental nas operações dos clientes.

Até 2030, a empresa planeja ter toda sua frota de equipamentos com opções de alimentação por bateria.

A empresa se concentrou em integrar a sustentabilidade mais profundamente em operações de negócios através de programas de conformidade e conscientização. O progresso é medido através de metas de curto prazo, o que ajuda a garantir que o desempenho melhore ano a ano em KPIs alvo.

A partir de 2021, avanços em relação às metas estabelecidas farão parte da remuneração variável de gestores do Grupo bem como outros colaboradores.

A Epiroc também manteve sua participação contínua em ações externas, como o programa “Water for All” (água para todos) que é uma iniciativa fundada e mantida voluntariamente por seus colaboradores. No âmbito de operações internas, o consumo de água também foi reduzido.

A integração com a economia circular é outro dos importantes destaques do relatório. Os equipamentos da Epiroc são projetados para durar muitos anos - às vezes mais do que uma década. Serviços de reforma de equipamentos oferecidos pela empresa ajudam a aumentar ainda mais esta vida útil. A empresa também tem incentivado o comércio de seus equipamentos usados, com a iniciativa Epiroc Marketplace, lançada pela primeira vez em 2018 nos EUA para apoiar as vendas de equipamentos usados e que continua a crescer. As vendas por meio deste projeto mais que dobraram em relação ao ano anterior.

Além disso, cada vez mais foco vem sendo dado na reciclagem de metais e minerais.

Em colaboração com fornecedores de matéria-prima e empresas de reciclagem, a Epiroc criou um circuito fechado de reciclagem. Isso significa que todo o refugo da produção e os estoques de itens não usados são devolvidos aos fornecedores de matérias-primas que então os reciclam para a produção de novas.

Atualmente 85% do aço para a produção da planta da Epiroc em Fagersta (Suécia), é baseado na reciclagem de sucata. Isso reduz em aproximadamente 80% as emissões de CO2 em relação à produção do aço à base de minério. E significa também evitar 40.000 toneladas por ano em desperdícios, somente nessa planta.

Em 2020, o consumo total de energia da Epiroc diminuiu 10%.

Para atingir a meta de um mix de energia renovável de 90% em 2030, a Epiroc está investindo no uso de energias renováveis, com destaque para instalações de painéis solares que já foram implementadas em Hyderabad e Nashik na Índia e em breve também serão em outros países.

Também houve um importante progresso na logística e transporte, com a redução das emissões de CO2 em 8% em relação ao ano anterior. Isso foi obtido através de melhorias nos processos, redução de entregas aéreas e expansão das marítimas, além de um aumento do estoque nas regiões mais próximas dos clientes.

A gestão dos KPIs é feita individualmente por cada área de negócios e através do programa SHEQ (Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade) em que um conselho supervisiona as ações no Grupo globalmente, de acordo com a ISO14001: 2015 para unidades principais.

O Relatório Anual de Sustentabilidade está disponível em www.epirocgroup.com/en/investors.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 principais
Um crescimento substancial nunca antes visto foi notado pelas principais empresas de construção da América Latina
Os 200 principais
Lista exclusiva da International Construction dos 200 maiores empreiteiros do mundo por vendas revela que a indústria parece ter colocado o impacto da pandemia no passado
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL