Epiroc divulga relatório anual de sustentabilidade

By Cristián Peters Quiroga25 March 2021

Apesar dos desafios impostos pela pandemia, a empresa mostrou fortes resultados e comprometimento com metas ambientais, incluindo a remuneração variável de executivos por seu cumprimento, investimento em painéis solares nas fábricas e produção de equipamentos com aço reciclado.

Em suas 152 páginas, o relatório descreve como a Epiroc, apesar de ter sido significativamente impactada pela pandemia de Covid-19, adaptou sua forma de trabalhar, reduziu custos, priorizou a inovação, mostrou resiliência na lucratividade e apresentou resultados sólidos.

Foram estabelecidas novas metas de sustentabilidade de longo prazo, que apoiam o Acordo de Paris e a Agenda 2030 da ONU para Desenvolvimento sustentável. Os objetivos incluem reduzir pela metade as emissões de CO2 em operações e transporte, bem como através uso de equipamentos Epiroc pelos clientes.

Vários avanços foram obtidos nos processos de digitalização, eletrificação e automação das soluções comercializadas pela Epiroc, que reduzem o impacto ambiental nas operações dos clientes.

Até 2030, a empresa planeja ter toda sua frota de equipamentos com opções de alimentação por bateria.

A empresa se concentrou em integrar a sustentabilidade mais profundamente em operações de negócios através de programas de conformidade e conscientização. O progresso é medido através de metas de curto prazo, o que ajuda a garantir que o desempenho melhore ano a ano em KPIs alvo.

A partir de 2021, avanços em relação às metas estabelecidas farão parte da remuneração variável de gestores do Grupo bem como outros colaboradores.

A Epiroc também manteve sua participação contínua em ações externas, como o programa “Water for All” (água para todos) que é uma iniciativa fundada e mantida voluntariamente por seus colaboradores. No âmbito de operações internas, o consumo de água também foi reduzido.

A integração com a economia circular é outro dos importantes destaques do relatório. Os equipamentos da Epiroc são projetados para durar muitos anos - às vezes mais do que uma década. Serviços de reforma de equipamentos oferecidos pela empresa ajudam a aumentar ainda mais esta vida útil. A empresa também tem incentivado o comércio de seus equipamentos usados, com a iniciativa Epiroc Marketplace, lançada pela primeira vez em 2018 nos EUA para apoiar as vendas de equipamentos usados e que continua a crescer. As vendas por meio deste projeto mais que dobraram em relação ao ano anterior.

Além disso, cada vez mais foco vem sendo dado na reciclagem de metais e minerais.

Em colaboração com fornecedores de matéria-prima e empresas de reciclagem, a Epiroc criou um circuito fechado de reciclagem. Isso significa que todo o refugo da produção e os estoques de itens não usados são devolvidos aos fornecedores de matérias-primas que então os reciclam para a produção de novas.

Atualmente 85% do aço para a produção da planta da Epiroc em Fagersta (Suécia), é baseado na reciclagem de sucata. Isso reduz em aproximadamente 80% as emissões de CO2 em relação à produção do aço à base de minério. E significa também evitar 40.000 toneladas por ano em desperdícios, somente nessa planta.

Em 2020, o consumo total de energia da Epiroc diminuiu 10%.

Para atingir a meta de um mix de energia renovável de 90% em 2030, a Epiroc está investindo no uso de energias renováveis, com destaque para instalações de painéis solares que já foram implementadas em Hyderabad e Nashik na Índia e em breve também serão em outros países.

Também houve um importante progresso na logística e transporte, com a redução das emissões de CO2 em 8% em relação ao ano anterior. Isso foi obtido através de melhorias nos processos, redução de entregas aéreas e expansão das marítimas, além de um aumento do estoque nas regiões mais próximas dos clientes.

A gestão dos KPIs é feita individualmente por cada área de negócios e através do programa SHEQ (Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade) em que um conselho supervisiona as ações no Grupo globalmente, de acordo com a ISO14001: 2015 para unidades principais.

O Relatório Anual de Sustentabilidade está disponível em www.epirocgroup.com/en/investors.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Um ponto fora da curva…
O Brasil, na contramão de muitos países que se viram seriamente afetados pela crise sanitária mundial, se estabelece dia após dia como potência econômica no que tange a indústria e tal propensão se fortalece com o número de obras que se difundem por todo território nacional.
Energia do futuro
Como grupos geradores e sistemas de armazenamento baseados em bateria podem substituir a energia a diesel.
Construção centro-americana
A pandemia e economias fortemente dependentes tornam a recuperação desta região mais complexa.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL