EPE anuncia planos para novas usinas hidrelétricas

12 February 2014

Santoantonio

Santoantonio

A Empresa de Pesquisa Energética do governo brasileiro anunciou planos de licitar e construir novas usinas hidrelétricas que em seu conjunto totalizariam 8,5 GW de capacidade de produção instalada. O grandioso número se explica pela presença do projeto São Luiz do Tapajós, que ficaria no estado do Pará, a qual se calcula que possa gerar 7,61 GW de energia.

O pacote de leilões dos projetos deverá iniciar este ano, mas não com todas as usinas porque a legislação ambiental não permite licitar projetos de hidroeletricidade sem as licenças ambientais. Dos projetos que serão designados para construção, só um conta com a aprovação ambiental.

São Luiz do Tapajós deverá ter um processo de leilão licitatório exclusivo, enquanto uma ou mais rodadas de leilões deverá começar o processo de construção dos demais projetos. Estes totalizariam uma capacidade de geração de 900 MW. Entre eles estão cinco usinas de menor porte no Paraná, sendo quatro na bacia do rio Piquiri.

Entre as outras estão a usina de Itaocara, no Rio de Janeiro; Divinópolis, na divisa de Minas Gerais e Goiás; e Ribeiro Gonçalves, na divisa do Piauí com o Maranhão. Além desses novos projetos, a EPE pretende licitar uma expansão da usina de Santo Antônio, em Rondônia, que já tem 3,15 GW de capacidade, com a finalidade de agregar mais 439 MW.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL