EPE anuncia planos para novas usinas hidrelétricas

By Fausto Oliveira12 February 2014

Santoantonio

Santoantonio

A Empresa de Pesquisa Energética do governo brasileiro anunciou planos de licitar e construir novas usinas hidrelétricas que em seu conjunto totalizariam 8,5 GW de capacidade de produção instalada. O grandioso número se explica pela presença do projeto São Luiz do Tapajós, que ficaria no estado do Pará, a qual se calcula que possa gerar 7,61 GW de energia.

O pacote de leilões dos projetos deverá iniciar este ano, mas não com todas as usinas porque a legislação ambiental não permite licitar projetos de hidroeletricidade sem as licenças ambientais. Dos projetos que serão designados para construção, só um conta com a aprovação ambiental.

São Luiz do Tapajós deverá ter um processo de leilão licitatório exclusivo, enquanto uma ou mais rodadas de leilões deverá começar o processo de construção dos demais projetos. Estes totalizariam uma capacidade de geração de 900 MW. Entre eles estão cinco usinas de menor porte no Paraná, sendo quatro na bacia do rio Piquiri.

Entre as outras estão a usina de Itaocara, no Rio de Janeiro; Divinópolis, na divisa de Minas Gerais e Goiás; e Ribeiro Gonçalves, na divisa do Piauí com o Maranhão. Além desses novos projetos, a EPE pretende licitar uma expansão da usina de Santo Antônio, em Rondônia, que já tem 3,15 GW de capacidade, com a finalidade de agregar mais 439 MW.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Movimento elétrico
Os tempos modernos trazem consigo inúmeras inovações. No artigo de Luciana Guimarães, a CLA revê algumas novidades sobre a terraplenagem.
Considerações sobre lança articulada
Orçamentos, tarefas específicas, detalhes técnicos são alguns dos aspectos a serem considerados na compra de uma plataforma
Acess M20: Para cima
Alguns podem considerar 2020 uma anomalia que dificilmente se repetirá. Quanto ao accessM20, também pode ser visto como um sinal dos tempos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL