Entrevista Zoomlion: Segurança e presteza no segmento

Buscando uma posição ainda mais consolidada na fabricação de equipamentos de última geração, a Zoomlion combina ações tenazes, inovadoras e estratégicas para trazer superioridade e preeminência para o mercado.

Ricardo Bertoni, Gerente de Contas.

Com uma presença crescente no mercado brasileiro em particular e na América Latina em geral, a Zoomlion foi estabelecida com uma fábrica em Indaiatuba, no interior de São Paulo, há 10 anos. Luciana Guimarães foi ver as instalações e entrevistou o Gerente de Contas principal Ricardo Bertoni, para obter uma visão geral do setor e como a empresa tem se destacado nos últimos anos.

Existem diversas linhas de pesquisa na área, desenvolvimento de novos tipos de bateria, supercapacitores, melhoramento de configurações mais antigas. A Zoomlion está cada vez mais comprometida com esse conceito Eco friendly, certo?

A Zoomlion nasce como um centro de pesquisa em 1956 na China e posterior a isso, começa a andar com pernas próprias. Há 30 anos, a empresa se concentra em desenvolver inovações. No nosso DNA, isso é tátil e evidente. Nessa busca de novas tecnologias, a bateria de íon-lítio, podemos dizer, tratar-se de uma das primeiras premissas, a começar por nossa cor, verde e que reflete nossa doutrina e preceito. 90% das baterias de íon-lítio do mundo, são chinesas. Estamos na vanguarda desse movimento e assumimos a liderança com plataformas aéreas elétricas alimentados por baterias de íon-lítio e conseguindo em seguida, a produção em larga escala. Em 2021 os equipamentos foram introduzidos no mercado brasileiro. E, recentemente, a empresa comercializou as primeiras unidades de tesouras elétricas movidas à bateria de íon-lítio no Brasil. Nossas soluções ESG visam contribuir para um mundo melhor, ao mesmo tempo que provê ao cliente, ter bons resultados financeiros. Nossas iniciativas visam a proteção de nossos recursos naturais, e aderimos nessa visão socialmente, guiando nossos colaboradores, nossa clientela e comunidade em geral.

Como podemos descrever a formulação e importância da bateria Ion- Lítio, um dos diferenciais que só a Zoomlion possui? Essa é uma tecnologia que vem se mostrando bastante viável e vem ganhando cada vez mais espaço...

Empresa planeja pular a hibridização, e avançar direto para a eletrificação. Foto: Zoomlion

Comparando a bateria de íon-lítio com a tradicional (chumbo-ácido), o espaço é mais bem aproveitado, preservando a potência energética. É livre de manutenção, o que faz com que não se perca tempo com isso. Conta ainda com o Smart Battery Management System (BMS), carregam 50% mais rápido, e não poluem, uma vez que não emitem gases ou vapores de ácido. Nosso know-how dá 5 anos de garantia, em detrimento dos 6 meses das baterias clássicas. Um ciclo de vida de 10 anos, que precisa ser levado em consideração. Um investimento, que apesar de mais custoso, se paga nos primeiros 3 anos. Um diferencial amortizado nos primeiros anos. O maior custo é de substituição, e se isso não é necessário, o ganho é imensurável. Nossa visão é de que a Zoomlion vai pular a hibridização, e vamos direto para a eletrificação. Máquinas100% elétricas, para ganhar velocidade e resultados.

Recentemente foi publicado que é destaque da linha de produtos de novas energias da Zoomlion é sua AWP. Com um portfólio de produtos que engloba uma faixa de quatro a 68 metros, a Zoomlion agora conta com a linha de modelos de AWP mais completa do mercado. Explique um pouco esse conceito.

A Zoomlion conta com vasto portfólio de plataformas, e maior capacidade de altura de mercado, com os 68 metros. Americanos e europeus, por exemplo, não atingem essa altura. Na China, 200 pesquisadores trabalham para lançar equipamentos a cada 6 meses, com novas soluções e produtos. Focamos nos tipos Spider (estreitas e de fácil acesso), plataformas sobre caminhões e de telehandlers. De maneira mais concisa, a AWP (Aerial Work Platform) movida a novas energias da Zoomlion, é produzida para maior capacidade de operação e extrema segurança.

Estamos aqui na fábrica da Zoomlion Brasil, localizada em Indaiatuba, no interior de São Paulo. A unidade, que recebeu muitos investimentos ao longo do tempo, conta com processos e tecnologia de ponta. Conte um pouco mais sobre ela.

Nossa unidade fabril tem 10 anos de vida, e nesse tempo veio investindo em aperfeiçoamento de processos como um todo. Nosso objetivo é nos perpetuar e, nos tornarmos efetivamente brasileira. Visando ainda mais abrangência, nossa métrica é de atingir 100 pessoas esse ano em staff, e 300 até o próximo. O Brasil é um grande driver, e queremos ser o maior provedor de equipamentos do país.

A crise da Covid ainda pode ser sentida?

Capacidade de altura pode chegar aos 68 metros. Foto: Zoomlion

Esse movimento causado pela covid, guerra na Ucrânia, impacto do petróleo, não nos afetou porque, em franco crescimento, a empresa investiu em expansão geográfica e internacionalização. Como direcionamos nossas forças para esse processo de integração com o mercado externo, ficamos muito envolvidos nesse comprometimento e mudanças. O mercado está em pródigo fortalecimento, depois da dilatada crise que foi de 2014 até 2019, para todo mundo, e distinguimos agora um crescimento que se apresenta contundente.

Consciente da importância do pós-venda, a empresa possui um Serviço Padrão e um sob Demanda, com um apoio técnico disponível aos clientes. Como funcionam?

O pós-venda brasileiro é extremamente sensível e está claro que sustentabilidade e suporte ao nosso cliente é de suma importância. Suporte territorial, pretendemos abrir filiais menores em diversas regiões do mercado brasileiro, e queremos garantir disponibilidade de peças, de 0800, de qualidade técnica e toda a condição para dar segurança aos clientes. Para nós, é vital dispor de um atendimento de qualidade, conhecer o mercado de atuação do nosso negócio e, acima de tudo, suprir as necessidades dos nossos consumidores de forma competitiva. Nesse viés, buscamos sempre melhores práticas para otimizá-lo.

Como anda o mercado de plataformas aéreas? Houve mudança em faturamento este ano? E para os próximos?

Companhia comercilizou primeiras unidades de tesouras elétricas movidas à bateria de íon-lítio no Brasil. Foto: Zoomlion

O mercado brasileiro tem uma sub penetração de plataformas que substitui andaimes, mas ainda em potencial. A questão econômica da a cadência para esse crescimento que nos 2 últimos anos foi representativo. Uma margem sustentável e orgânica, paulatinamente crescendo ano a ano. As empresas de locação se dedicam com mais afinco a prover segurança, conforto e a possibilidade de melhorar a forma como o trabalho em altura é realizado. O Brasil se encontra num processo de investimentos em infraestrutura que faz da plataforma do tipo articulada, a indicada para obras industriais, de construção, manutenção predial, de aeronaves, entre outros.

O que podemos esperar na M&T?

Estamos ansiosos, pois sabemos da notoriedade desse evento e queremos apresentar nosso portfólio de soluções e produtos.

Neste evento, vamos expor nosso portfólio de plataformas aéreas tesouras, articuladas e telescópicas. Quem visitar o evento, também poderá ver de perto nosso guindaste com capacidade de içamento de 300 toneladas. Além de toda gama de produtos para transporte de concreto, como: bomba lança, estacionária e autobomba, nossas empilhadeiras e elevadores. Nosso espaço está lindo e nossa equipe está ansiosa para receber nossos clientes.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL