Entrevista: GaussFleet, uso da telemetria e evolução de Gestão

Em modelo inovador, a startup brasileira GaussFleet desenvolveu uma plataforma que automatiza o trabalho, funcionando como um hub entre a indústria de base e seus fornecedores de veículos e máquinas.

Um software, capaz de oferecer um serviço completo na gestão de frotas fora de estrada, melhorando toda a logística interna através de uma telemetria contextualizada que engloba desde a solicitação de equipamentos, passando pela programação, execução e medição de contratos de máquinas pesadas; essa é a proposta da GaussFleet.

A CLA conversou com Vinicius Callegari, CCO e cofundador da GaussFleet, sobre valor agregado, máquinas conectadas e o futuro promissor do segmento.

1 - Primeiro fale um pouco sobre a história da GaussFleet e seus diferenciais.

A telemetria ajuda a reduzir os custos e tornando operações mais eficientes. Foto: GaussFleet

A empresa nasceu em 2018 como a solução para um grande problema que a indústria possuía com os seus prestadores de serviços de máquinas pesadas: Medição de contratos!

Explicando brevemente, quando uma indústria loca máquinas para a sua operação, essas máquinas são pagas por regras contratuais, como disponibilidade e tempo de motor, por exemplo. Fato é, que uma operação com centenas de máquinas, se não possuir uma tecnologia adequada (a maioria era controlada manualmente através de partes diárias ou telemetria básica) acaba correndo o risco de pagar mensalmente errado aos seus fornecedores, e até mesmo, ter uma frota superdimensionada. Estamos falando de contratos que custam centenas de milhões de reais ao ano.

Este foi o grande diferencial que nos fez crescer de forma meterórica no mercado nacional. dominando mais de 95% da siderurgia brasileira, com clientes de peso como CSN, GERDAU, USIMINAS, ARCELORMITTAL E TERNIUM.

Nós somos o juiz de paz entre a contratada e a contratante.

Com o sucesso atendendo a indústria com o valor agregado explicado acima, nós partimos para mostrar aos locadores de máquinas e operadores logísticos que eles também precisavam contar com uma plataforma de ponta para gerir os seus equipamentos. A proposta de valor é diferente, mas não menos rentável. A plataforma se propões a ser um hub centralizador de múltiplas operações, gerando informação padronizada e confiável para a gestão de cada operação na ponta, acompanhamento do faturamento dos contratos (pelo prisma do prestador de serviço), bem como cuidar do ativo no que tange a disponibilidade e manutenções.

Imagine que antes da GaussFleet os operadores logísticos possuíam, às vezes, dezenas de telemetrias diferentes em cada operação, que não se conversavam e não entregavam o valor necessário.

Hoje contamos com os maiores operadores logísticos do país em nossa base de clientes, como: Manserv, PH Transportes, VIX logística e ARMAC.

Por fim, a GaussFleet nasceu para tornar a indústria de base brasileira mais sustentável e competitiva.

2 - As tecnologias evoluem todos os dias e o nosso conhecimento sobre elas precisa acompanhar esse movimento. Como se manter sempre atualizado no setor?

O importante é você ter o foco do cliente, e não apenas o foco no cliente. Conhecer profundamente os segmentos e os objetivos dos nossos clientes nos mantém na vanguarda de novas tecnologias e funcionalidades que os tornarão mais bem sucedidos, rentáveis e sustentáveis.

Foto: GaussFleet

A melhor maneira de se manter atualizado é conhecer muito bem o negócio dos clientes.

3 - Como fazer uma gestão de frota própria mais eficiente?

Tendo a consciência de que tecnologia é meio, não fim. Isso significa que pessoas e processos também fazem parte desta equação.

A partir do momento que você conta com uma plataforma como a Gauss para gerir a sua frota, e também entende que as pessoas e processos farão parte do dia a dia para alcançar este novo patamar de gestão, este é o momento onde se caminha para a excelência. Inclusive, entendendo o peso que pessoas e processos possuem para uma gestão mais eficientes, todos os nossos clientes contam com um gerente de produto que é responsável por garantir os objetivos do cliente ao contratar a plataforma, bem como a aderência de utilização e necessidades de customizações.

4- Gerar dados mais precisos e confiáveis, pode alcançar mudanças efetivas?

Gerar dados precisos e confiáveis é apenas a ponta do iceberg, que obviamente se não for alcançado, inviabiliza todo o restante.

Vejo muita gente preocupada com os dados (que mais uma vez, são primordiais) e esquecendo que estes dados precisam ser processados e transformados em conhecimento para uma gestão eficiente dentro de um software. No passado muitas empresas contrataram soluções engessadas em termos de software e sofreram para tirar algum proveito dos dados gerados.

A capacidade da plataforma (software) é primordial para qualquer empresa que queira elevar o nível de gestão da sua frota.

Logo, dados confiáveis e software potente e customizável formam uma dupla imbatível para a gestão.

5 - De 2009 em diante, começaram a ser estabelecidos alguns padrões no mercado, o que facilita a leitura digital. Por exemplo, nos veículos pesados temos o padrão da rede CAN (Controller Area Network), é por essa rede CAN que trafega toda informação dos sensores do veículo. Isso facilita ou atrapalha?

Com certeza facilitou. É pela rede CAN onde todas as informações das máquinas trafegam. Rastreadores inteligentes como o da GaussFleet conseguem se conectar a rede CAN e buscar essas informações.

Foto: GaussFleet

É importante mencionar que nem todas as informações que trafegam na rede CAN são liberadas pelos fabricantes. Porém, a Gauss consegue todas as informações primordiais para uma gestão de frotas eficiente, seja liberada pela rede CAN, seja por outros meios não invasivos e técnicas que nosso time de operações possui.

Para a Gauss, não importa o modelo ou ano de fabricação das máquinas. Nós conseguiremos entregar informação padronizada e confiável.

6 - Os dispositivos são capazes de guardar os dados por até dez dias. Isso garante também a operação em áreas de sombra?

Não garante, mas já ajuda muito. Porém, temos casos de clientes em áreas remotas em que as máquinas podem passar até 30 dias sem se movimentar.

Para resolver este gargalo, estamos implementando starlink em comboios (veículos que abastecem essas máquinas) para que no momento do abastecimento eles possam coletar os dados que estão armazenados no buffer dos dispositivos.

7 – O app envia dados a cada 15 segundos, totalizando cerca de 4 mil informações por veículo por dia. Como isso funciona?

Um dos nossos grandes diferenciais, em termos de captura de dados, é o volume de informações que capturamos de cada máquina por dia. Essas informações abastecem todos os módulos da plataforma com uma riqueza impressionante, devido ao baixo tempo de captura.

Basicamente o funcionamento é: Nosso rastreador inteligente capta as informações a cada 5 segundos, e envia a cada 15 segundos para a nossa nuvem. Todo rastreador Gauss possui chip M2M (Machine to Machine) que se comunica com redes de telefonia móvel. Em áreas remotas, utilizamos um rastreador inteligente WI-FI.

8 – A GaussFleet instala em cada veículo um leitor RFID, para o motorista se identificar. Essa identificação facilita a operação?

Instala. Com certeza, pois a máquina e as informações que ela gera, é fruto da condução de cada motorista. Logo, é primordial que seja individualizado.

9 - Pelo uso da sua plataforma, a startup adota o modelo de “software as a service”, cobrando um valor fixo por mês por máquina conectada. Como é calculado esse valor e em quanto tempo há um retorno do investimento?

Vinicius Callegari

O valor da mensalidade por máquina é composto pelo comodato dos hardwares, a licença e atualizações de software, bem como toda a parte de comunicação e servidores.

Sobre o retorno do investimento, é uma informação confidencial.

10 - A GaussFleet começou a operar em abril de 2019. E tem evoluído em faturamento desde então. Como anda esse crescimento?

A empresa tem crescido, em média, mais de 250% desde a sua fundação. O plano é terminar este ano de 2023 com um faturamento recorrente anual de R$20mm e dobrar de tamanho em 2024.

11 – Há quem afirme que telemetria não é sinônimo de rastreamento. Como diferenciar?

Realmente não são sinônimos. Inclusive rastreamento também é diferente de monitoramento. O rastreamento é ter o histórico por onde o veículo esteve, não necessariamente online. O monitoramento é acompanhar online onde o veículo está. E a telemetria é ter informações de saúde, localização e funcionamento destes equipamentos (online ou de forma histórica).

12 – Uma das maiores vantagens é também trabalhar uma gestão fundamentada em indicadores de desempenho. Como enxergar isso na operação?

Sem dúvidas é uma grande vantagem. Em primeiro lugar é necessário que a empresa que forneça os serviços de telemetria seja uma especialista no mercado em que atua. Na GaussFleet, nosso time é especialista em logística interna.

Uma vez que o nosso time é especialista, e através do gerente de produto de cada cliente, nós conseguimos desenhar a gestão de indicadores por dentro da tecnologia, com base na jornada de uso

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL