Entrevista Engemix: qualidade concreta

Ricardo Soares Ricardo Soares

A Engemix conta com mais de 40 centrais de concreto estrategicamente posicionadas em todo o território brasileiro.

Sua chancela foi deixada nas principais obras do Brasil, como o Aeroporto de Guarulhos e a Ponte Estaiada, ambas na cidade de São Paulo (SP); a Arena do Grêmio, localizada em Porto Alegre (RS); o Parque Eólico, em Aracati (CE); o Parque Olímpico, localizado no Rio de Janeiro (RJ); e a Arena Pernambuco, no Recife (PE).

A CLA falou com o diretor da empresa, Ricardo Soares, que discute tanto a funcionalidade e aplicações do concreto, como a evolução do negócio nos últimos anos, bem como o último lançamento da companhia.

Quais os principais ganhos desde o lançamento do Aplicativo Engemix e as novidades projetadas agora?

Nosso app é uma inovacão no mercado de concreto brasileiro, ele já tem alguns anos e seu diferencial é majoritariamente possibilitar um controle de processo. Isso se estende desde a localização exata dos caminhões-betoneira em tempo real, até o volume de concreto programado e o que efetivamente foi utilizado, e dessa forma, certificar que haja transparência aos processos da Engemix para o cliente. Uma novidade é que se pode fazer a programação do concreto que ele precisará diretamente pelo app ENGEMIX ONLINE, isso cai pra nossa equipe, nosso staff analisa e dá o retorno para esse cliente. Não precisa nem ligar ou fazer outro contato. Prestamos essa consultoria e ajudamos para um alinhamento com os objetivos do nosso cliente. De qualquer lugar, ele faz essa solicitação com um retorno bem mais rápido. Uma simplificação a mais.

Qual é o principal diferencial do concreto Spectra e como ele impacta na sustentabilidade das obras?

Spectra é nosso ‘xodó’, podemos chamá-lo assim. São dois anos em um processo de desenvolvimento contínuo e que tem muitas vantagens. Por exemplo, é único, uma vez que consigo fazer toda estrutura de um prédio com ele, quando usa-se até 20 tipos desse material tradicionalmente. Isso representa aumento de produtividade, redução do prazo de obra e uma construção homogênea. Mesmo concreto do início ao fim. É de alta trabalhabilidade, mais durável, mais fácil de bombear, de aplicar na peça, e proporciona um acabamento eficaz. Temos ainda uma emissão de 25% menos CO₂ se comparado ao concreto convencional, redução na demanda de 15% na utilização de aço nas estruturas, bem como a redução no consumo de água.

O material concreto e o serviço de concretagem podem ser considerados uma das fases de maior cautela em uma nova construção. Como calcular bem isso?

Precisa ser planejado e executado corretamente. Saber o traço de concretagem é vital, porque ele deve ser respeitado à risca, na proporção entre seus materiais, para garantir boa resistência e durabilidade com um olhar cuidadoso e correto. Outro ponto seria a logística desse caminhão, para que não se perca tempo e não atrapalhe um cronograma. Deve se considerar também se esse concreto será bombeado, a linha de bombeamento deve ser bem montada e fixada, a equipe que receberá deve ser dimensionada e garantir a logística para uma pontualidade a ser executada. É uma orquestra que deve estar bastante alinhada.

Na teoria, concreto usinado apresenta uma formulação mais homogênea e assertiva do que a mistura feita em obra. De que forma se estabelece tal parâmetro?

São 2 parâmetros importantes, visa-se e é muito importante a homogeneidade. Aqui no Brasil, é muito comum o concreto virado em obra (aquele que funciona da mistura de cimento, com areia, água e pedras/britas). Essa mistura é feita com a utilização de ferramentas, e em obras mais volumosas, com o uso de betoneiras elétricas. Já o usinado, normalmente mais visto em obras maiores, é produzido em uma usina com controle total da dosagem de materiais e tempo de mistura e seu processo de fabricação monitorados garantem a similitude. A dosagem deste é precisa e há uma eficiência maior do traço.

A empresa se preocupa em sempre estabelecer estratégia para oferecer produtos e serviços inovadores em um novo contexto do mercado de construção brasileira. Como podem ser classificados os diferenciais?

Nós da Engemix sempre olhamos 2 pilares básicos: da produtividade e eficiência. O app da Engemix que é pensado para ter redução de custo e de tempo. Mesma linha de pensamento do Spectra, que ainda é voltado para sustentabilidade. Uma boa inovação atende aos dois pontos. Nosso objetivo é uma constante evolução para oferecer o melhor de dois mundos: bons resultados para a empresa e atendimento de qualidade para o cliente.

É possível garantir a produtividade do concreto bombeado?

Precisa-se que a concreteira tenha um bom time de concreto e faça um traço adequado. E esse estudo de dosagem adequada precisa levar em conta a interação do elemento de fundação com o solo para concretos fortes e impermeáveis.

Fazer um controle do processo de produção, averiguar que as fôrmas e armaduras estão posicionadas de acordo com o projeto; se essas fôrmas estão bem vedadas, travamento e escoramento e um alinhamento para potencializar a utilização do concreto.

O concreto é um dos itens na construção que mais se modificou e melhorou no decorrer dos últimos tempos graças à tecnologia. O que podemos esperar para os próximos anos no que tange tendências?

Os concretos vão continuar se desenvolvendo, para se tornar ainda mais eficientes e competitivos. Outra agenda é da já tão falada sustentabilidade, que se busca ganhar eficiência, mas sem esquecer desse conceito tão pungente. Materiais diferentes, aditivos mais sofisticados visando todo, economia de tempo, uma ideia mais verde e todas essas mudanças são proeminentes. Até 2050 queremos um concreto neutro em carbono e somos ambiciosos em atingir esse ideal.

Outro investimento constante feito pela companhia e que é perceptível, foca na qualidade técnica. Como são tomadas as decisões que direcionam o assunto?

A qualidade do concreto terá sempre nossa total atenção e foco. Mas o fator humano precisa também de cuidado e um time afiado, com know how e expertise em como lidar com esse processo, e uma coisa precisa da outra para um casamento perfeito. Treinamento que vai desde o motorista que precisa saber a logística necessária para aquela entrega e se estende a todos da cadeia.

Hoje podemos dizer que há um tipo de concreto mais utilizado? Como acredita que será daqui para frente?

Vemos mais os bombeados nas obras e tendência em concretos especiais, com características especificas que podem ser cor, resistência, traço e que crescem em participação de mercado. As obras de infraestrutura no país estão veementes, e junto do setor imobiliário que é o grande driver de concreto, acreditamos que a construção civil continuará a dar bons frutos ao Brasil e ao setor, puxando e erguendo a economia.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL