Engenheiros paraguaios se capacitarão no Brasil
06 June 2016
O Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai anunciou a assinatura de um acordo de cooperação educacional com a Universidade de São Paulo para recepção e capacitação de 120 jovens engenheiros paraguaios, que serão incorporados ao Ministério quando voltarem a seu país.
A nova iniciativa de integração do Paraguai com o vizinho envolverá o âmbito educacional na engenharia, com vistas a melhorar a capacidade de seu corpo técnico-profissional para, enfim, reduzir o déficit de infraestrutura do Paraguai.
Os engenheiros paraguaios virão ao Brasil em dois grupos. O primeiro grupo de 60 profissionais chegará à USP em 2017, enquanto os demais 60 chegarão em 2018. Na universidade paulista, receberão capacitações nas áreas de infraestrutura, transporte, saneamento e recursos hídricos.
O programa de engenharia da USP está entre os 100 melhores do mundo. É desta vantagem que o Paraguai quer se aproveitar a fim de gerar mais progresso em seu território.
“Esta iniciativa nos permite desenvolver uma proposta inovadora, transformadora para o Paraguai e, pelo que estivemos ouvindo, também inovadora para a Universidade”, disse o ministro de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai, Ramón Jiménez Gaona (foto), na cerimônia de assinatura do acordo em São Paulo.