Energia solar: expectativa de R$ 50 bilhões em investimentos

Brasil levou para a COP 27, que aconteceu no Egito, todas as suas pautas sobre a transição energética e o potencial do país para fontes renováveis.

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) divulgou, que a fonte solar fotovoltaica deverá gerar mais de 300 mil novos empregos em 2023. Notícia doi dada no Canal Energia.

De acordo com a Associação, os novos investimentos gerados pelo setor poderão ultrapassar a cifra de R$ 50 bilhões este ano, incluindo as usinas de grande porte e os pequenos sistemas em telhados, fachadas e terrenos.

Foto: Absolar

Para o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, a fonte solar é uma verdadeira alavanca para o desenvolvimento social, econômico e ambiental, com geração de emprego e renda, atração de investimentos, diversificação da matriz elétrica e benefícios sistêmicos para todos os cidadãos. “O Brasil tem tudo a ganhar com esta fonte e está avançando para se tornar uma grande liderança mundial no setor, cada vez mais estratégico no mundo”, disse o executivo durante o encontro nacional da ABSOLAR.

Segundo a ABSOLAR, em 2023 serão adicionados mais de 10 gigawatts (GW) de potência instalada, chegando a um total acumulado de mais 34 GW, o equivalente a quase duas e meia usinas de Itaipu e que representam um crescimento de mais de 52% sobre a potência solar atual do País.

Dos 34 GW totais, 21,6 GW serão provenientes de pequenos e médios sistemas instalados pelos consumidores nas residências, pequenos negócios, propriedades rurais e prédios públicos, enquanto os 12,4 GW estarão em grandes usinas solares.

Já para a vice-presidente de geração distribuída da ABSOLAR, Bárbara Rubim, a energia renovável é o passo para a transição e é a única solução para termos energia limpa e barata. “Investimentos privados vão trazer a redução de mais de 5% da conta de uso de todos os brasileiros até 2031 e isso significa ter uma matriz que promova de fato a democratização do acesso à energia elétrica. Contudo, mais importante do que isso é a mudança no modelo mental que a gente tem hoje”, explicou.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL