Encontro do acesso
29 March 2016
Mais uma vez, a Federação Internacional do Acesso Motorizado (IPAF, pela sigla em inglês) do Brasil realizou em fevereiro seu evento ElevAÇÃO. Esta programação de debates e exposições reúne, anualmente, participantes de todo o mundo do acesso, e por consequência, do rental brasileiro. E fica demonstrado, como sempre, que a IPAF é o grande centro institucional que garante a este setor seu padrão de conduta e de promoção da segurança para todos os tipos de trabalho em altura.
O evento faz parte do calendário anual da IPAF em escala mundial. Como sempre acontece com os encontros promovidos pela Federação, o ElevAÇÃO se transformou numa oportunidade de educação para os profissionais, empresas provedoras e de locação de máquinas.
“Nós da IPAF estamos muito orgulhosos quanto à receptividade do nosso evento. Este ano tivemos importantes palestras que ainda mais enriqueceram o evento. O ElevAÇÃO já é uma realidade no calendário anual de importantes eventos da IPAF e sempre muito aguardado por todos, por ser uma oportunidade de aprimorar o relacionamento e adquirir novos e importantes conhecimentos a respeito do segmento de plataformas e principalmente das questões de segurança no uso dos equipamentos”, diz o gerente para América Latina da IPAF, Antonio Barbosa.
Novidades
Uma das principais novidades anunciadas foi a exposição de Romina Vanzi, chefa de desenvolvimento regional da IPAF, a respeito da iniciativa de treinamento online que a entidade está levando adiante. Romina foi enfática ao afirmar que o fato de se investir no treinamento online não quer dizer que a IPAF esteja retirando importância dos treinamentos presenciais.
Segundo ela, a expressão “e-learning” deveria ser substituída por “b-learning”, no caso da IPAF. Este B ela o coloca como abreviação de “blend”. Ou seja, a ideia da IPAF com o treinamento virtual é misturar o ambiente eletrônico com as aulas práticas dadas por instrutores capacitados pela instituição.
O novo sistema eletrônico da IPAF é uma ferramenta muito completa, que simula todas as condições de uso de uma plataforma aérea (em todas as suas modalidades), e põe à prova se o candidato a operador consegue compreender todos os conceitos de uma operação segura e eficiente dos equipamentos.
Outra participação importante do ElevAÇÃO 2016 foi a de John Ball, proprietário da locadora Velocity Rental Solutions, da Irlanda, e também ex-presidente mundial da IPAF.
O executivo falou claramente sobre como as empresas de locação trabalharam durante a grande recessão que se abateu sobre o mercado europeu nos anos de 2008-2011. Sobre isso, afirmou que a diversificação é essencial. “Um contrato que fiz com a indústria cinematográfica na Irlanda foi um dos mais produtivos em nossa história”, disse.
Com isso, ele chamou atenção dos participantes para algo que ainda é um desafio para o rental na América Latina: introduzir as plataformas em setores como supermercados, hotéis, entretenimento, esportes, televisão e tantas outras oportunidades não exploradas.
Entre os principais fabricantes que participaram do ElevAÇÃO 2016, estavam as baterias Trojan, Genie, JLG, Manitou, Palfinger, Skyjack, Haulotte e Socage.
A editora KHL Group participou no evento com uma palestra sobre frotas de acesso no mundo e projeções econômicas, reiterando dessa forma seu compromisso com a IPAF e a indústria.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

