Empretec entrega aparelho de ultrassom para ferrovias para Vale

08 December 2021

Empretec

A Empretec acaba de entregar um aparelho de ultrassom para o sistema ferroviário da Vale.

Esse equipamento, inédito no Brasil, oferece uma solução completa que faltava para detectar falhas ou descontinuidades nos trilhos dos trens. Uma informação importante do Guilherme Nurchis, CEO da Empretec, é que 90% dos acidentes ferroviários são decorrentes de descontinuidades ou defeitos nos trilhos.

“A solução oferecida pela Empretec é capaz de detectar uma possível quebra de pista, ou seja, realiza tarefas preventivas. Dessa forma, a correção dos trilhos é realizada constantemente, evitando o descarrilamento do trem, bem como a interrupção da operação e os impactos econômicos que são gerados em toda a cadeia ”, explica.

O modelo está em fase de comissionamento e testes, mas já foi aprovado pela equipe técnica da Vale, que encomendou mais dois novos aparelhos.

Desenvolvimento de equipe

Para o desenvolvimento de ultrassons ferroviários, produzidos sob encomenda, para operar na Estrada de Ferro Carajás, a Empretec investiu na formação de seu corpo de técnicos especializados em eletrônica, mecânica e sistemas de ultrassom, bem como na aquisição de equipamentos de realidade virtual da empresa CATER, dona da tecnologia, e treinar com eles.

Principais características técnicas do Ultrassom Ferroviário

O ultrassom CATER é conhecido como um sistema de detecção ultrassônica de falhas de trilhos (RFD) para detectar seções potencialmente defeituosas que requerem investigação ou reparo. É um método comprovado de análise da estrutura interna do trilho, pois os defeitos internos não podem ser vistos na inspeção visual.

O caminhão ferroviário Empretec-CATER ULTRAWave possui uma configuração com seis rodas de perfuração no total, três por trilho. O sistema é capaz de testar a altura total da pista, na distância nominal de amostragem, com resolução de 1 a 10 mm. O Ultrawave é capaz de inspecionar em velocidades de até 40 km / h com resolução de 4 mm.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL