Empresas Randon comercializam as primeiras unidades de semirreboques com eixos elétricos

02 November 2022

Dos modelos de semirremolques de la línea Hybrid R de Randon Implementos, equipados con la solución e-Sys de Suspensys, fueron vendidos a la minera chilena SQM Dois modelos de semi-reboques da linha Hybrid R da Randon Implementos, equipados com a solução Suspensys e-Sys, foram vendidos para a mineradora chilena SQM. (Foto: Márcio Campos)

As Empresas Randon anunciam as primeiras vendas da solução pioneira e exclusiva de acionamento auxiliar elétrico para veículos comerciais. Dois modelos de semi-reboques da linha Hybrid R da Randon Implementos, equipados com a solução e-Sys da Suspensys, foram vendidos para a mineradora chilena SQM para uso em operações de mineração de lítio no deserto do Atacama. No Brasil, um modelo Florestal vendido pela Randon Implementos está sendo equipado com a solução e-Sys para o transporte de cargas para o fabricante de celulose CMPC. As três unidades serão entregues nas próximas semanas e marcam a chegada desta solução ao mercado, seguindo as etapas necessárias para o desenvolvimento da tecnologia sem precedentes.

A empresa chilena SQM, líder mundial na produção de lítio, adquiriu estes equipamentos elétricos em linha com seu Plano de Sustentabilidade, onde se compromete a ser neutra em carbono em todas as suas linhas de negócios até 2040, e no caso específico do lítio até 2030. Os modelos elétricos consistem em um Canal e um Tanque, para aplicação no transporte de minério. A venda, que também marca a primeira exportação de produtos desta linha inovadora, foi intermediada pelo distribuidor Epysa, representante da Randon Implementos no mercado chileno. Esta exportação permitirá à SQM ter um dos primeiros semi-reboques 100% elétricos para o transporte de cargas no mundo, já que a empresa chilena já possui um caminhão elétrico de alta tonelagem em sua frota atual em operação.

Com o uso de semi-reboques Hybrid R, a estimativa é de uma redução de 60% nos custos operacionais do lado do cliente. “Esta parceria simboliza o potencial de transformação global que esta solução sustentável pode oferecer ao setor de logística e transporte”, resume Sandro Trentin, diretor superintendente da implementação vertical de negócios das Empresas Randon.

“Com esta aquisição, estamos muito orgulhosos de fortalecer ainda mais nossa frota elétrica: a maior e mais diversificada da indústria de mineração chilena. Como um dos líderes mundiais na produção de lítio, estamos comprometidos em continuar contribuindo para o desenvolvimento global da eletromobilidade, e isto é prova disso, pois estamos implementando uma tecnologia sem precedentes com o primeiro caminhão de alta tonelagem 100% elétrico do mundo, o que nos permite continuar avançando em direção a uma cadeia de produção sustentável”, disse Rodrigo Jasen, gerente nacional de logística da SQM.

No Brasil, a primeira comercialização da solução e-Sys foi realizada com o fabricante de celulose CMPC. A empresa multinacional adquiriu da Randon Implementos um modelo de semi-reboque Florestal para ser utilizado pela empresa de transporte Nepomuceno na rota de transporte de produtos entre as cidades de Guaíba e São Gabriel no Rio Grande do Sul. O semi-reboque está recebendo a montagem do sistema de tração auxiliar elétrica Suspensys e deverá ser entregue ao cliente nas próximas semanas.

“O formato desta comercialização demonstra a versatilidade do uso de nossa tecnologia, que permite sua instalação em qualquer tipo de veículo pesado, independentemente do modelo, adaptando-se às necessidades do transportador, para otimizar os benefícios na operação e para o meio ambiente”, reforça o diretor superintendente do negócio vertical de Autopeças das Empresas Randon, Ricardo Escoboza.

“Entendemos que é responsabilidade das grandes organizações induzir um movimento de mudança no consumo, optando pelo uso de produtos e serviços associados a fontes renováveis. Damos prioridade ao uso de equipamentos movidos a energia limpa em nossas operações industriais, florestais e logísticas. Fazemos isso porque o nosso objetivo é conservar os recursos naturais e praticar uma boa gestão ambiental. É assim que continuaremos no caminho de tornar nossa matriz energética cada vez mais limpa e mais alinhada com as práticas atuais da ESG”, diz o gerente geral da CMPC no Brasil, Mauricio Harger.

Com um conceito inovador e sustentável, a e-Sys é um sistema de tração auxiliar elétrica desenvolvido exclusivamente pelas Empresas Randon, em parceria entre Suspensys, Centro Tecnológico Randon (CTR) e Instituto Hercílio Randon (IHR).

Ele atua como um sistema auxiliar para recuperar a energia gerada durante os movimentos de descida e frenagem nos momentos em que a tração é necessária, tais como escalada e ultrapassagem. Dependendo da aplicação, das condições de carga e da estrada percorrida, a economia de combustível pode ser de até 25%, proporcionando menor desgaste dos componentes e contribuindo para menor geração de resíduos e menor emissão de gases de escape.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL