Empresas projetam transporte terrestre mais rápido do mundo

27 August 2013

Hyperloop

Hyperloop

Um meio de transporte terrestre que alcança 1.220 quilômetros por hora (cabe lembrar que a velocidade do som é de 1.234 km/h) e propelido pela energia solar, é o novo projeto pensado pelo fundador de PayPal, a companhia espacial SpaceX e a empresa de veículos elétricos de alta gama Tesla Motors: Elon Musk.

Apesar de que, por enquanto, é um modelo teórico, este revolucionário sistema chamado Hyperloop, funciona assim: é uma espécie de trem de alta velocidade, sem trilhos, com vagões que circulam dentro de um tubo.

Segundo uma pesquisa minuciosa, publicada pelo empresário no site da Tesla Motors, o custo de construir dois tubos, um de ida e outro de volta, em um trajeto de 550 quilômetros, é de aproximadamente US$6 bilhões. Dessa forma, uma viagem de Los Angeles a São Francisco (Estados Unidos) poderia ser realizada em 30 minutos. A cada dois minutos as cápsulas poderiam ser lançadas, transportando até 28 passageiros em cada uma.

Segundo o relatório, se esse investimento se amortizasse em um prazo de 20 anos, o preço da passagem seria de US$20 por pessoa.

O Hyperloop será alimentado com painéis solares instalados em cima do tubo, os quais de acordo com informações de Musk, seriam capazes até de gerar energia suficiente para que o sistema funcione e reserve o excesso em baterias para os dias nublados.

Apesar de que o empresário não tenha planos de concretizar um protótipo do Hyperloop, garante que é um projeto viável com a tecnologia existente e, por essa razão, apresentou a iniciativa como “um conceito de transporte de código aberto” que está a disposição de quem queira trabalhar em seu desenvolvimento.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL