Empresas chilenas em fase de arranque procuram liderar a digitalização da construção na América Latina

24 February 2023

A Câmara Chilena da Construção (CChC) elaborou em 2021 o “Primeiro Índice de Transformação Digital da Construção no Chile”, no qual classificou as empresas nacionais em cinco níveis de maturidade, de “Analógico” a “Líderes Digitais”; onde o “grau” nacional era 46 de 100 possíveis.

Neste contexto, 1 em cada 4 organizações tem uma ferramenta digital que lhes permite controlar o progresso das obras e/ou o controle de qualidade das mesmas, concentrando-se novamente nas Grandes Empresas, com 49% sobre as PMEs e Microempresas, que têm 22% e 6% respectivamente.

(Foto: Agencia de prensa)

Da mesma forma, com relação ao uso de software para o estudo e planejamento das obras (outra das áreas que requerem mais atenção em um projeto imobiliário), 35% das empresas declararam utilizar um para este tipo de processo, sendo 69% delas empresas de grande porte.

“A indústria da construção tem sido mais lenta na aquisição de tecnologia, mas essa predisposição tem mudado. Nos últimos anos, o processo tem sido mais rápido e a pandemia ajudou muito com isso também”. Esses números vão continuar a crescer. É difícil ver uma desaceleração”, disse Franz Fahrenkrog, co-fundador e CTO de Calidad Cloud, uma tecnologia especializada em gestão de qualidade e produtividade para controlar os processos de construção, desde a escavação até o pós-venda.

Ele acrescenta que 98% das empresas que optaram por digitalizar seus processos vêem uma diferença significativa, “não apenas em tempo e custos, mas também no resultado de como os clientes os vêem”. Os tempos que antes levavam dois ou três meses são agora praticamente instantâneos”.

SOFTWARE DE PLANEJAMENTO, PROJETO, DRONES, SENSORES ROBÓTICOS

Quando falamos de digitalização na construção, estamos nos referindo ao uso de tecnologias digitais para melhorar a eficiência, qualidade e segurança em projetos de construção. Isto inclui o uso de software especializado para o planejamento, projeto, gerenciamento e supervisão de projetos de construção, bem como o uso de tecnologias avançadas no campo, tais como zangões, sensores e robótica.

Cada vez mais as empresas chilenas iniciantes na área de construção estão ganhando terreno, empreendimentos de base tecnológica que buscam acelerar a transição das empresas para a transformação digital.

Com isto em mente, Calidad Cloud tem visto mais empresas adotando este tipo de ferramentas nos últimos anos. “O fato de ter uma faz uma grande diferença, porque o que acontece é que os usuários trabalham no papel, portanto, no final, eles estão sempre transcrevendo o que estão vendo e não em tempo real. Portanto, obviamente quando se utiliza uma ferramenta digital como o Calidad Cloud em um projeto, todas as informações são coletadas em tempo real. Em outras palavras, você pode carregar imagens, áudio, vídeo, o que complementa ainda mais as informações para que você possa então gerenciá-las”, disse Ricardo León Vidal COO e co-fundador do Calidad Cloud.

(Foto: Agencia de prensa)

Outro exemplo é o Giatec, uma startup que desenvolveu diferentes plataformas e ferramentas para monitorar a força do concreto, uma tecnologia pioneira para uma construção rápida e eficiente. Seu gerente comercial, Rodney Bellido, considera que a digitalização no Chile avançou a passos largos, “o progresso que tem sido feito nos últimos tempos tem sido significativo”. Tem havido muitas empresas que optaram pela digitalização e não apenas pela digitalização de processos específicos, pegando um documento e digitalizando-o e fazendo o arquivo em si, mas realmente se livrando desse documento e fazendo processos de digitalização eficazes que agilizam o trabalho de tudo relacionado à construção”.

Outro jogador nesta digitalização da indústria é a Inqsol, cujo software ADAM permite que as empresas de construção controlem moldes, ferramentas e maquinário de maneira fácil e eficiente em tempo real.

Seu co-fundador, José Ignacio Prieto, explica que “o Chile tem feito grandes progressos nesta área, tornando-se um líder na América Latina e uma referência para outros países. Mesmo assim, há ainda um longo caminho a percorrer e isto gera excelentes oportunidades. Um fato importante que tem ajudado a acelerar este processo é a mudança geracional na gestão das empresas de construção. As pessoas estão chegando a posições de gestão muito mais abertas à mudança tecnológica, especialmente após a pandemia”, diz ele. Prieto também acredita que a tecnologia “nos força a pensar de maneira diferente sobre como fazer as coisas”.

CHILE COMO O CENTRO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

É neste contexto, e seguindo as conclusões do estudo do CChC que indicam que “a tomada de decisões baseada em dados está atrasada, com mais de 50% das empresas relatando que não possuem dados sólidos para a tomada de decisões”, que as startups nacionais nesta área estão procurando reverter esta situação.

Com a idéia de fazer do Chile um pioneiro na digitalização da construção na América Latina, no dia 30 de março os principais especialistas, líderes e inovadores do setor da construção se reunirão na Conecta 2023, organizada pela escalada chilena Calidad Cloud.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL