Empresários chilenos adquirem filial chilena da Gerdau

06 October 2017

Filial manterá marca e promete continuar usando insumos reciclados.

Gerdau

Gerdau

Um grupo de empresários chilenos assinou com a siderúrgica Gerdau um acordo de compra de 100% da Gerdau Chile, pelo valor de US$ 154 milhões. O grupo comprador é formado por Matco Cables com 45% (integrado pelas famílias Matetic Riestra e Conrads Ruiz-Tagle); Ingeniería e Inversiones com 45% (do empresário José Luis del Río Goudie), e os gerentes geraus da Gerdau Chile, Hermann von Mühlenbrock (que é ex-presidente de uma associação industrial do Chile) e Ítalo Ozzano, cada um com 5%. Os gerentes gerais da Matco Cables e da Ingeniería e Inversiones, Franko Sore e Jorge González, respectivamente, explicaram que “o grupo comprador está entrando numa empresa líder em sustentabilidade, eficiência e qualidade, que utiliza como seu único insumo a reciclagem de sucata, gerando enormes benefícios ambientais”. 

A respeito dos futuros projetos da companhia, os dois executivos acrescentaram que “vamos esperar a aprovação das autoridades regulatórias antes de nos referir novamente a este acordo de compra”. O assessor financeiro do grupo comprador é o Banco do Chile, e o assessor legal é o escritório Barros y Errázuriz. O acordo está sujeito à aprovação da Fiscalização Nacional Econômica do Chile. 

A Gerdau Chile produz e fornece barras de aço para concreto armado e perfis de aço, processos industriais nos quais usa a reciclagem de sucata como seu único insumo, e assim se tornou o maior reciclador de sucata do Chile. A empresa tem três unidades de produção e quatro centros de reciclagem; gera cerca de 1 mil empregos diretos e dezenas de milhares de indiretos através da compra de sucata ferrosa nacional de empresas pequenas e médias. Tem uma capacidade instalada de 520 mil toneladas e é produtora de aços longos 100% reciclados, usados para a construção, agricultura, indústria metal-mecânica e mineração. Seus principais competidores são a CAP Acero e as importações da China, México e Turquia, entre outros países.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL