Empresa do Paraná eleita melhor usina de reciclagem de resíduos da construção civil

Em julho passado, a Future de Cascavel, que fica no Oeste do Paraná, recebeu o certificado do Programa de Qualidade Setorial, da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos de Construção Civil e Demolição, a ABRECON, como empresa modelo em sustentabilidade no ranking nacional, sendo considerada a melhor usina de reciclagem de resíduos da construção civil do País.

No Brasil, existem mais de 350 usinas em operação atualmente, dentre estas, cerca de 20 já participaram do processo de seleção, onde foram avaliados aproximadamente 130 itens que compõem uma usina e influenciam diretamente na qualidade do trabalho. E

ntre as questões analisadas estão: procedimentos, documentação, capacidade de processamento, sistema de recepção de resíduos, processo produtivo, manutenção de equipamentos e controle de qualidade. A Future obteve a nota 94.36 na avaliação nacional.

“Para nós é uma grande vitória mostrar que o interior do Paraná pode ser referência em reciclagem de resíduos da construção civil no País. Este programa de qualidade vem para ajudar as usinas a melhorarem os processos já utilizados e também aumentar as alternativas de reciclagem para os municípios”, explica o diretor-geral da Future, Robson Biela.

Certificado ABRECON

Com este certificado, a empresa se torna referência para outros estados e municípios. O trabalho realizado no local pode ser usado como exemplo para outras cidades que desejam implantar a reciclagem de resíduos da construção civil.

Além de todo o processo realizado na Future, a empresa desenvolveu uma nova alternativa, que se refere a uma Unidade de Reciclagem para pequenos municípios. O equipamento faz, inicialmente, o peneiramento dos resíduos e realiza a triagem de maneira automatizada das cargas, reduzindo tempo e custos em todo o processo.

Future

Atualmente, a Future recebe, por dia, mais de 250 toneladas de resíduos da construção civil e promove a reciclagem de 99,5% do material recebido. Tudo passa por um processo de seleção e os materiais reciclados na usina são: concretos, cerâmicas e argamassas, que serão transformados em areia, pedra brita e pedrisco, entre outros. Estes produtos são comercializados e voltam ao mercado da construção civil, sem precisar que seja feita uma nova extração de matérias-primas naturais, preservando o meio ambiente. A empresa foi fundada em 2015, pelo engenheiro civil Robson Biela e está localizada na BR 369- KM 517, Linha Barreiros, em Cascavel.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL