Empresa brasileira faz transporte aéreo de foguete

By Luciana Guimaraes06 December 2022

Projeto foi trazido por meio aéreo desde a Ásia.

Um foguete da empresa sul-coreana INNOSPACE, que será lançado neste mês de dezembro no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no estado do Maranhão, foi trazido por meio aéreo desde a Ásia.

E a empresa responsável pelo transporte dessa carga muito especial vinda da Coreia do Sul para o Brasil foi a brasileira AGS Logistics, operador logístico global.

O foguete saiu do Aeroporto Internacional de Incheon, maior terminal aéreo da Coreia do Sul, situado na Região Metropolitana de Seul, e chegou no Aeroporto Internacional de São Luís no último sábado, dia 3 de dezembro.

O Boeing 747 em São Luís, no Maranhão – Imagem: AGS

Ele foi trazido a bordo de um voo fretado realizado por uma aeronave cargueira Boeing 747-400F da National Airlines, com capacidade para cerca de 130 toneladas.

A operação inédita realizada pela AGS representa um marco histórico nas atividades com cargas no aeroporto maranhense, administrado pela CCR Aeroportos. Chamado HANBIT-TLV, o foguete da INNOSPACE tem 16,3 metros de altura, 1 metro de diâmetro e pesa 8,5 toneladas.

Quando o foguete chegou ao Brasil, as equipes da AGS ainda realizaram a descarga, utilizando equipamentos próprios, e a despaletização das peças. A companhia foi responsável também pelo transporte rodoviário em carretas, incluindo travessia por balsa, com escolta até Alcântara.

Para realizar o transporte rodoviário do Aeroporto de São Luís até Alcântara, a AGS utilizou duas carretas, uma aberta e outra do modelo baú com sistema de refrigeração.

Lançamento de satélites

A operação da INNOSPACE em Alcântara tem caráter experimental e o objetivo da companhia, que será a primeira empresa privada a lançar um foguete a partir da base brasileira, é realizar o envio de seus satélites em centros de lançamento com custos mais acessíveis ao redor do mundo.

A partir de Alcântara, o HANBIT-TLV vai realizar um voo de teste suborbital de até 85 km de altitude e voltará para a superfície da Terra caindo em mar aberto.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
AMMANN: Soluções competitivas e integradas
Com uma linhagem familiar de sucesso, a Ammann se destaca no cenário internacional desde 1869. Hans-Christian Schneider, atual CEO da Ammann, é a sexta geração a administrar a empresa que mantém sua curva de crescimento e notoriedade.
Por que a medição de tráfego é importante?
Como o fornecedor de infra-estrutura Caltrans leva o monitoramento de tráfego para o próximo nível com as Estatísticas KiTraffic da Kistler
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL