Empresa apresenta inovação em bateria para construção

By Mike Hayes17 February 2021

A empresa de tecnologia Xerotech lançou uma nova plataforma de baterias que, segundo a companhia, pode ser utilizada em uma ampla linha de equipamentos de construção elétricos.

Combinando sete variantes de módulos com uma química específica de célula de bateria, o sistema Hibernium pode produzir de 15 kWh a até 300 kWh, com variação incremental de cinco em cinco kWh.

Assim, a Xertoech afirma que seu sistema pode ser aplicado em coisas que vão de veículos utilitários leves a caminhões de carga de 400 toneladas.

Quando estiver no mercado, a plataforma Hibernium deverá ser mais barata do que as atuais opções de bateria, e ter menor tempo de produção e integração (entre um e três meses em média) devido à comunalidade de seus componentes.

Projetada para trabalhar nos tipicamente duros ciclos de operação de máquinas de construção, o sistema usa uma tecnologia de gestão e controle termo líquido, chamado de Xerotherm, que previne o superaquecimento mesmo quando haja longos períodos de utilização.

Atualmente, as baterias Xerotech estão em testes na mineração e sites de construção na Europa. Ainda este ano, os testes continuarão com carregadeiras elétricas, jumbos de perfuração e equipamentos de shotcrete.

Recentemente, a Xerotech abriu um centro e P&D na Irlanda, e anunciou planos de escalar seu processo de manufatura na direção de uma fabricação seriada e totalmente automatizada.