Em consolidação
11 March 2015
Com mais de quinze anos de operação no Chile, a IMT Industrial está em busca de uma consolidação de seu nome e posição de mercado na limpeza industrial e transporte terrestre.
A empresa é representante no Chile de marcas como Eureka, Kevac, Isal e Sibilia, entre outras, e se especializou em prover equipamentos e soluções a diversas indústrias, mediante a comercialização e locação de máquinas, equipamentos e desenvolvimento de projetos.
Segundo o gerente comercial da IMT Industrial, Cristián Balazs, o ano de 2014 foi muito positivo, em que a empresa conseguiu uma receita de cerca de US$ 3 milhões, algo em torno a 30% superior ao que havia conquistado em 2013.
E agora, diante de um cenário nacional desafiante para 2015, o executivo projeta um crescimento de entre 15% e 20%.
Essa projeção pode ser explicada, principalmente, por duas razões: a abertura de novas zonas que incrementaram significativamente sua clientela (a empresa se instalou na região de Antofagasta, ao norte do Chile, em 2013); e à chegada de duas novas representadas ao portfólio da empresa: a inglesa Brendon Powerwashers e a norte-americana Alkota, a primeira delas fabricante de hidrolavadoras com água fria e a outra de hidrolavadoras com água quente e geradores de vapor. Com isso, a IMT conseguiu chegar em mercados onde não participava.
Consolidação
Os objetivos postos para este ano por Cristián Balazs são de consolidação e ampliação. “Queremos posicionar a marca na indústria, que é o que estamos fazendo desde 2012. Queremos ser uma referência de limpeza e meio ambiente, considerando o controle de poluição, cuidado com as pessoas, cuidado com instalações etc., apontando para as hidrolavadoras”, afirma ele.
Com este objetivo em mente, a empresa continua ampliando sua rede no país e começou o recrutamento de representantes de venda ‘externos’, o que de acordo com Balazs é algo novo, já que a empresa sempre canalizou suas vendas com pessoal próprio. Dessa maneira, a IMT Industrial já conta com agentes nas cidades de Puerto Montt, Concepción, Copiapó e logo terá mais dois pontos em Antofagasta, com Los Angeles na mira. “A ideia é poder cobrir todo o país com um sistema de representantes”, diz o executivo.
E apesar de que no momento os olhos do gerente comercial estão 100% colocados no mercado chileno, ele não descarta a possibilidade de expandir suas fronteiras a médio prazo. “Este ano e o próximo são de consolidação do mercado, e depois disso podemos olhar para fora”. De acordo com Cristián Balazs, “já fizemos uma prospecção no Peru em 2014 e uma viagem empresarial da Câmara do Comércio. Há altas expectativas e projeções”, afirma.
Como parte de seu processo de consolidação, a IMT Industrial estará na Conexpo Latin America, no estande de sua representada Brendon. A feira será em Santiago do Chile, entre 21 e 24 de outubro.