Em análise ferrovia que vai concorrer com o Canal do Panamá

By Clarise Ardúz24 May 2011

Estudian alternativa ferroviaria al Canal de Panamá

Estudian alternativa ferroviaria al Canal de Panamá

Guatemala está na mira dos investidores internacionais para a geração de uma possível alternativa para o Canal do Panamá. As empresas coreanas Hyundai Corporation y Yoochang, anunciaram um projeto que demandaria investimentos da ordem de US$ 2,4 bilhões e que estabeleceria uma ferrovia que ligue os oceanos Pacífico e Atlântico.

Segundo publicou a página de notícias America Economía, o projeto também vai enlaçar a cidade de Tecún Umán, em San Marcos, fronteiriça com o México, com o porto La Unión em El Salvador, informou o jornal guatemalteco Prensa Libre.

As asiáticas fecharam a compra da Railroad Development Corporation (RDC), proprietária da companhia Ferrovías Guatemala, que em 1997 ganhou uma licitação por 50 anos para a restauração do sistema de ferrovias do país.

Luis Rolando Coronado, presidente da Associação de Navieros de Guatemala, disse que o projeto pode competir em economia de tempo com o Canal do Panamá.

Segundo Coronado, levará de seis a oito horas transportar os contêineres do Pacífico ao Atlântico - e vice-versa -, e não mais três dias como demorava pelo canal ao sul do istmo.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Um ponto fora da curva…
O Brasil, na contramão de muitos países que se viram seriamente afetados pela crise sanitária mundial, se estabelece dia após dia como potência econômica no que tange a indústria e tal propensão se fortalece com o número de obras que se difundem por todo território nacional.
Energia do futuro
Como grupos geradores e sistemas de armazenamento baseados em bateria podem substituir a energia a diesel.
Construção centro-americana
A pandemia e economias fortemente dependentes tornam a recuperação desta região mais complexa.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL