Em 2016 termina reconstrução no Chile
27 February 2015
Há cinco anos do terremoto de 8,8 de intensidade na escala Ritcher no Chile, e que significou milhares de danificados e grandes danos em infraestrutura pública e privada, a presidente Michelle Bachelet assegurou que a reconstrução estará totalmente terminada em dezembro de 2016.
Bachelet disse que o Governo espera que “em dezembro de 2016 já estejam terminadas todas a obras ou em etapa final de reconstrução, vamos saldar definitivamente a dívida que temos com nosso país”.
Segundo disse a governante, falta 1,2% das obras do plano de reconstrução do país, que no total demandou investimentos de cerca de US$7 bilhões. Além de milhares de moradias, foi necessário reformar ou construir novamente infraestrutura hospital, educacional, presidiária e rodoviária.
O terremoto e posterior maremoto de 2010 afetou toda a zona central e sul do Chile (desde a região de Valparaíso até La Araucanía), deixou um saldo de 500 falecidos e milhares de danificados, sendo uma das maiores tragédias registradas na história desse país.