Elevadores de tesoura: os últimos lançamentos

Novas tesouras devem ser duradouras e oferecer acesso a todas as áreas, dentro do razoável. A Access International reúne algumas das ofertas mais recentes.

Compacto e elétrico continua a ser o nome do jogo na arena do elevador de tesoura, com trabalho contínuo para desenvolver suas baterias de lítio e sistemas de gerenciamento de bateria.

A Genie apresentou uma nova opção de bateria de íon de lítio para seus elevadores tipo tesoura GS E-Drive. As baterias de íon de lítio da Genie foram projetadas especificamente para MEWPs e são certificadas pela organização de certificação independente Underwriters Laboratory (UL) contra incêndio, choque elétrico e explosão.

O invólucro IP67 totalmente selado da bateria de manutenção zero protege contra contaminação por água e poeira. Com base em testes extensivos, ele tem uma expectativa de vida útil de aproximadamente 10 anos.

Christian Dube, gerente de produto da Genie, disse: “Os equipamentos eletrificados de hoje não apenas reduzem as emissões. Em muitos casos, também funciona melhor e requer menos manutenção.

“Dito isso, a manutenção e substituição da bateria ainda é uma das maiores despesas contínuas para os proprietários de elevadores tipo tesoura. A Genie Lithium-Ion reduz esses custos eliminando a manutenção e a substituição da bateria.”

Apresentados em 2020, os elevadores tipo tesoura Genie E-Drive já foram projetados como máquinas de baixa manutenção com motores de acionamento AC totalmente vedados e sem escovas e 70% menos mangueiras e conexões hidráulicas.

Eles reduzem os custos de manutenção em 11% adicionais em comparação com as baterias de chumbo-ácido (FLA), porque as baterias de íon-lítio não precisam ser regadas ou substituídas.

Elevadores de tesoura de baixo nível
Snorkel S13013E elevador de tesoura. (Foto: Snorkel)

O S3013E da Snorkel foi desenvolvido para atender às necessidades específicas do mercado de elevadores tipo tesoura de baixo nível que, segundo ele, não eram atendidos anteriormente.

Esta tesoura oferece a versatilidade de uma tesoura compacta com as características dos elevadores elétricos maiores do fabricante.

O modelo também foi projetado para ser ecologicamente correto com um acionamento elétrico para emissões zero e ruído reduzido. O acionamento elétrico também elimina mangueiras externas e, portanto, possíveis vazamentos.

A S3013E se encaixa entre a microtesoura S3010E leve de 5m de altura de trabalho e a tesoura para placas S3215E.

O S3013E oferece as dimensões compactas do S3010E ao adicionar um deck extensível, que é comum em todos os modelos maiores.

O S3013E também compartilha o design da caixa de controle fixa com todas as tesouras Snorkel, projetadas para reduzir os custos com danos e economizar tempo de inatividade no local de trabalho.

O layout do componente é projetado para facilitar a manutenção, reduzindo ao mínimo o tempo de serviço.

Comparado ao Snorkel mais próximo, o S3215E, o S3013E também possui rodas maiores e melhores motores de acionamento para torná-lo ainda mais robusto.

Outros novos recursos incluem desconexão da bateria, travas invioláveis nas bandejas e amarras.

Além disso, a caixa da plataforma foi movida para fora para fornecer mais espaço de trabalho, e as bordas da pilha foram esquadrias para uma borda lisa.

Elevadores elétricos de tesoura

A concentração em equipamentos elétricos e robustos ficou evidente no estande da fabricante italiana Airo na Bauma.

A fabricante optou por mostrar apenas unidades elétricas em seu estande, embora ofereça ao mercado produtos não elétricos.

O elevador de tesoura Airo XL20 RT. (Foto: Airo)

A empresa não estava lançando novos produtos, mas oferecendo uma nova opção em seus elevadores de tesoura RT, ou seja, a adição de coxins estabilizadores, que podem se deslocar facilmente com a máquina usando dois slots na lateral da aranha onde os coxins podem ser colocados.

A Airo mostrou no stand a sua mais recente plataforma elevatória tipo tesoura RT, a sua XL20 de 20m de altura de trabalho, que vem numa versão híbrida RTH e numa versão totalmente elétrica RTE.

O modelo de 700kg de capacidade pode transportar até cinco pessoas e possui deck duplo extensível de 1,5m. Com tração nas quatro rodas e direção nas duas rodas, o XL20 id pode ser conduzido em altura máxima e tem estabilização automática.

Os fabricantes chineses continuam a aumentar as suas gamas, pois também pretendem expandir a sua quota de mercado nos mercados tradicionais da Europa e América do Norte.

Também é dada muita atenção às baterias de lítio e aos sistemas de gerenciamento de bateria para oferecer maior flexibilidade e também aumentar a longevidade da máquina.

Plataformas de tesoura para locadoras

A linha de elevadores tipo tesoura totalmente elétricos da JCB abrange oito modelos, desde o S1530E até o S4550E. A gama faz parte da JCB E-TECH.

A JCB diz que os elevadores foram desenvolvidos para atender às necessidades de locadoras e empreiteiros. (Foto: JCB)

Desenvolvidas para atender às necessidades de locadoras e empreiteiras, as plataformas são de fácil operação, com controles operacionais que facilitam a sua extensão e retração mesmo em grandes altitudes.

Além disso, o desenho da base do acionador e do ponto do guincho na frente das máquinas facilitam todo o processo de manobra e carregamento durante o uso.

Todos os modelos possuem dispositivos que melhoram o desempenho e aumentam a vida útil das máquinas, como: placas de proteção do motor, placas de desgaste entre juntas de cisalhamento, proteção de luz de advertência, baterias exclusivas e projetos estruturais extremamente eficientes.

As plataformas elevatórias possuem acesso ergonômico, controles proporcionais, modo de velocidade para movimentos precisos e sistema de proteção contra desníveis, que só permite a elevação se o equipamento estiver totalmente estável.

Segurança do elevador de tesoura

O primeiro elevador de tesoura ao ar livre da Zoomlion, o ZS1012AC-Li de 11,8 m de altura de trabalho é equipado com sistema de bateria de lítio, com uma tecnologia de corrente de regeneração de baixa temperatura que elimina o risco de fuga térmica de baterias de íons de lítio.

Ele pode prolongar muito a vida útil da bateria de lítio em ambientes de baixa temperatura, além de maximizar a segurança.

O modelo também pode ser operado ao ar livre em altura total com carga total de 350kg, com o objetivo de torná-lo econômico.

Mais na área de maior resistência, as pilhas de tesoura são fabricadas e soldadas por robô com uma solda reforçada na junta, que o fabricante permite ultrapassar 100.000 operações sem fadiga.

Além disso, é pintado por tecnologia de pulverização de pó eletroforético com desempenho anticorrosivo mais forte.

Elevadores energeticamente eficientes
O 1530SE da Sinoboom.

Na Bauma, a Sinoboom também estava se tornando compacta e puramente elétrica, com elevadores tipo tesoura leves e energeticamente eficientes, incluindo modelos novos e atualizados com maiores alturas de trabalho e tração dianteira, plataformas tipo tesoura de 8m a 13m de altura, incluindo modelos com baterias de lítio e energia CA e unidades da nova base de fabricação europeia da Sinoboom na Polônia.

Também na feira estavam elevadores de tesoura para terrenos acidentados com nivelamento de um clique e capacidade de elevação de até 680 kg.

Todos os equipamentos do estande da Sinoboom eram movidos a energia elétrica, já que a fabricante se comprometeu a não disponibilizar nenhum equipamento movido a diesel na Europa.

Mini tesoura

Com um interesse comum no meio ambiente, a Dingli está expandindo ainda mais sua série Oil Free, com uma série de mini elevadores de tesoura, com rodas grandes.

Os novos JCPT0607PAH e JCPT0708PAH de rodas grandes somam-se à série de mini tesouras da Dingli, incorporando nove modelos com alturas de trabalho que variam de 5m a 10m, com suas vantagens como baixo consumo de energia, uso mais seguro, fácil manutenção, maior conforto e respeito ao meio ambiente, diz o fabricante .

O compacto de rodas grandes isento de óleo da Dingli. (Foto: Dingli)

As opções de rodas maiores fornecem maior capacidade de dirigir sobre obstáculos.

A linha livre de óleo de acionamento elétrico direto alimentada por bateria, da qual as mini tesouras fazem parte, cobre MEWPs de 5m-16m de altura de trabalho e cargas máximas de 230kg-450kg.

Não há sistema hidráulico, usando atuadores elétricos para elevação, abaixamento e direção, em vez dos tradicionais cilindros de óleo hidráulico.

A série oferece baixo consumo de energia, diz Dingli, com uma economia de 30% em relação ao sistema hidráulico tradicional. As unidades de rodas grandes também podem entrar e sair de elevadores padrão.

A Dingli está agora acelerando o lançamento de sua série completa de tesouras isentas de óleo e totalmente elétricas, com a introdução da versão com rodas grandes de suas mini tesouras representando o próximo passo.

Nova adição ao mercado de equipamentos de acesso da Irlanda

Quem está começando na Europa é a fabricante chinesa LiuGong, que lançou suas plataformas tesoura na República da Irlanda, por meio de seu distribuidor no país, a FJS.

Sediada em Co. Kildare, FJS, é especializada na venda, reparo e peças de reposição de máquinas para plantas, agricultura e tratamento do solo.

A empresa também é a principal revendedora de máquinas LiuGong na Irlanda e fornece as escavadeiras e carregadeiras de rodas do fabricante desde 2016.

O recente lançamento dos mais recentes elevadores tipo tesoura da LiuGong no país expande a oferta da empresa em equipamentos de acesso.

Elétrica maior

Em uma escala maior, a Holland Lift tem estado ativa, novamente na arena elétrica, com a nova série Tulip de elevadores tipo tesoura.

As duas tesouras RT de 24m são oferecidas em versão elétrica ou a diesel. Alguns dos recursos incluem um sistema de pinos sem manutenção, direção de 90 graus, em vez de direção nas quatro rodas, que, como Chris Kochheim, diretor administrativo da Holland Lift, disse à AI, se opõe à direção nas quatro rodas, que ele diz não ser sábio em terrenos acidentados.

Outro elemento importante é a introdução de diagnósticos e um sistema de controle desenvolvido internamente.

Embora esses desenvolvimentos digitais sejam um tema comum na Bauma e além, eles contam uma história importante sobre a necessidade de diagnóstico remoto, quando se trata de informações telemáticas e economia de tempo valioso em chamadas de serviço, principalmente porque a mão de obra qualificada está se tornando difícil de encontrar.

O painel de controle inclui um visor completo.

Outro importante recurso de segurança do Tulip é a iluminação que ilumina durante o transporte e o levantamento.

Em um futuro próximo, haverá uma versão mais curta de 21m com capacidade para mais de 1.000kg. Como resultado desses lançamentos, a Holland Lift agora oferece uma gama completa de tesouras elétricas de 16m a 24m.

Design compacto
Haulotte’s Compact 10 no show HIRE22.

No início deste ano, a Austrália recebeu suas primeiras entregas da linha compacta atualizada da Haulotte.

A gama atualizada foi apresentada pela primeira vez no país na exposição HIRE22 em maio do ano passado, logo após seu lançamento, permitindo às locadoras uma prévia do modelo antes de chegar ao mercado lá.

Apresentando cinco alturas de trabalho, de 8m a 14m, com capacidades de carga de 250kg a 450kg, as novas máquinas são projetadas para agregar flexibilidade e maior potencial de utilização às frotas de aluguel.

As máquinas incluem acionamento CA, que é projetado para proporcionar uma operação suave e permite fácil manutenção e acessibilidade aos componentes.

O gerente nacional de vendas da Haulotte Austrália, Paul Sultana, disse: “Ter o modelo de visualização no HIRE22 foi uma ótima maneira de mostrar ao mercado como seria a nova linha e alguns dos principais recursos das atualizações.

“As locadoras ficaram impressionadas com suas atualizações de design e tecnologia, incluindo a adição do sistema de gerenciamento de bateria.”

Os primeiros Compacts, que incluem a bateria do sistema Activ Energy Management, começaram a chegar em outubro passado e foram entregues aos distribuidores de New South Wales e Victorian.

Modelo mini tesoura IM 5080. (Foto: Imer)

Mais de 98 unidades foram entregues ao país e mais devem chegar ao país no início deste ano.

O novo modelo compacto de minitesoura IM 5080 da Imer foi lançado em outra feira recente, a bauma, na Alemanha, e é um dos dois modelos da nova série de minielevadores elétricos autopropulsados.

Os dois modelos, IM 4080 e IM 5080, estão disponíveis em várias versões, consoante o tipo de utilização – interior ou interior, peso e capacidade. O IM 4080 tem uma altura de trabalho de 6m em ambientes internos, enquanto o IM 5080 pode chegar a 7m em ambientes fechados.

O modelo em exposição na Bauma tem capacidade para 230kg, com um operador e peso total de 810kg.

Está equipada com uma extensão manual da plataforma de 6 cm, que garante uma capacidade de 130kg. Suas dimensões são particularmente pequenas.

Quando a máquina está fechada é 1490mm x 780mm x 1900mm. Outra característica importante são os trilhos dobráveis opcionais, que fecham a máquina a apenas 1500 mm.

Davinci no Brasil
O DaVinci AE1932. (Foto: JLG)

A Solutions Rental (SR), com sede no Brasil, adicionou o modelo de elevador tipo tesoura DaVinci totalmente elétrico da JLG à sua frota de aluguel de equipamentos.

Especializada na locação e comercialização de plataformas aéreas, a SR está localizada na cidade de Paulínia e atende clientes em toda a região de São Paulo.

Acrescentou o modelo DaVinci AE1932, que é alimentado por uma única bateria de íon-lítio de 24 V e tem altura máxima de trabalho de 5,8 m (9 pés) e capacidade de cesto de 275 kg, por falta de componentes hidráulicos, o que significa que há nenhuma possibilidade de vazamentos de óleo.

Yuri Caldeira, diretor comercial da SR, disse: “Com o DaVinci, somos a primeira locadora no Brasil a fornecer uma Plataforma Tesoura com zero vazamento de óleo, algo até recentemente [que era] inimaginável para segmentos como hospitais, indústrias farmacêuticas , museus, data centers, indústria alimentícia, que exigem cuidados absolutos em relação à limpeza, higiene e minimização do risco de contaminação.”

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL